Série de smartphones Vivo X60 será a primeira com deslocamento de pixel
Créditos: Divulgação/Vivo

Série de smartphones Vivo X60 será a primeira com deslocamento de pixel

A tecnologia permite uma melhor resolução na imagem da câmera

O site GSM Arena recebeu informações exclusivas de que a série Vivo X60 contará com a tecnologia de Pixel Shift, ou deslocamento de pixel, um recurso até então só visto em DSLRs. Esse mecanismo possibilita uma resolução mais alta e um número maior de cores captadas pela câmera.

Apesar de o Vivo X60, X60 Pro e X60 Pro + já terem sido oficializados na China, a novidade do deslocamento de pixel não foi mencionada. Ainda assim é importante acompanhar o evento do dia 22 de março, para o qual está programado o lançamento global da série e, portanto, teremos mais detalhes sobre os smartphones.

22/03/2021 às 09:46
Notícia

Xiaomi Mi 11 Lite é vendido online antes do lançamento

Modelo com conectividade 4G foi listado por uma loja italiana por 320 euros

Passando agora ao deslocamento de pixel, é importante entender que a maioria das câmeras digitais utiliza o padrão Bayer, uma espécie de tabuleiro de xadrez com três cores diferentes: verde, vermelho e azul. 

Cada um desses pixels identifica apenas a sua própria cor. Esse fator gera lacunas na identificação das cores: o Verde cobre 50% da imagem, enquanto os canais Vermelho e Azul obtêm apenas 25% de cobertura cada um.


Reprodução/GSM Arena

Para preencher essas lacunas, tem-se a interpolação das cores, conforme visto na imagem. Isso, entretanto, pode gerar imagens imprecisas. Uma alternativa à interpolação é o deslocamento do sensor de um lado para outro e para cima e para baixo, a fim de que todos os canais de cores obtenham 100% de cobertura. Essa é a tecnologia do deslocamento de pixel.


Reprodução/GSM Arena

Continua após a publicidade

Uma das maneiras de utilizar esse recurso é combinar o estabilizador óptico (Optical Image Stabilizer) com o tremor natural das mãos. Após tirar várias fotos, algoritmos de processamento de imagem inteligentes as alinham.

A outra forma é a que Vivo propõe, de acordo com a GSM Arena. Aparentemente a empresa planeja utilizar o eixo de cardan para mover o sensor. Os smartphones X60 vão tirar 8 imagens RAW, escolher a melhor e usar as informações das outras 7 imagens para preencher as lacunas.

De acordo com o site, todos os três celulares da linha apresentarão deslocamento de pixel em suas câmeras.
 

Fonte: GSM Arena, Phone World
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.