Elon Musk diz que Tesla "fecharia" caso fosse utilizada para espionagem
Créditos: Reprodução/Roxanne Liu/Reuters

Elon Musk diz que Tesla "fecharia" caso fosse utilizada para espionagem

Fala aconteceu em fórum chinês após tensão entre EUA e China causar problemas para Tesla

Leitura Rápida

  • Elon Musk afasta a possibilidade de que os carros Tesla sejam usados para espionagem
  • Estado chinês proibiu recentemente a entrada de carros da marca em suas instalações militares
  • Diplomacia entre EUA e China passa por momento sensível
  • País oriental tem o maior mercado de automóveis do mundo

Elon Musk tem tentado acalmar as autoridades chinesas sobre qualquer risco de espionagem envolvendo seus carros. No último sábado, ele disse em um evento virtual que empresa "fecharia" caso fosse usada como ferramenta de espionagem.

A fala vem após reportagem da Reuters alegando que os carros da empresa teriam sido banidos de complexos militares da nação asiática.

Segundo duas fontes, há preocupação de que as câmeras externas dos veículos possam ser utilizadas para observar as instalações do exército chinês. Para contornar isso, os carros da Tesla teriam de ser estacionados na área externa.

O evento em questão foi o China Development Forum, encontro de empresários de alto escalão organizado por uma fundação pertencente ao estado chinês.

Tratando-se do maior mercado de automóveis do mundo e destino de 30% das vendas da Tesla, foi uma bela oportunidade para Musk evitar que a escalada de tensão entre os EUA e a China comprometesse seus negócios.

Continua após a publicidade

(Carros da Tesla em exposição na China - Créditos: Reprodução/Yilei Sun/Reuters)

Isso porque a transição do governo Trump para o democrata Joe Biden não mudou a postura do país norte-americano diante do crescimento da economia e da influência chinesa. Apesar de um tom mais discreto, a maior parte das sanções existentes foram mantidas, e novas seguem sendo estudadas.

A tensão seguiu aumentando após reunião diplomática em Anchorage, Alaska na última semana. Na ocasião, as equipes chinesa e americana trocaram acusações e mantiveram o tom agressivo mesmo diante dos jornalistas.

Os respingos da tensão diplomática atingem a Tesla em um momento que suas ações estão valorizadas devido a boas expectativas. Enquanto isso, rumores levantam a possibilidade de que a chinesa Xiaomi entre no mercado de automóveis, aumentando a competição no segmento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Reuters
User img

Odir Brüggmann Filho

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.