Preço da memória RAM pode aumentar em até 18% no segundo trimestre de 2021
Créditos: KitGuru

Preço da memória RAM pode aumentar em até 18% no segundo trimestre de 2021

Valores vão impactar em módulos e produtos que usam memória - como celulares

Analistas da indústria de tecnologia e informática estão alertando aos clientes para preparem seus bolsos para ainda mais aumentos de preço em produtos no segundo trimestre de 2021. O valor dos mais variados produtos com memórias RAM pode crescer uma média de 15% a 18% nos próximos três meses que começam em abril, de acordo com a TrendForce.

A memória de acesso aleatório, mais conhecida como RAM, é usada em basicamente em qualquer produto que realiza algum processamento, de computadores a seus componentes, chegando até aos celulares. A maior previsão de crescimento é nas memórias usadas em servidores, que podem ter seu preço aumentado em até 20%. A memória destinada a computadores e compras de kits de módulos deve ter um aumento entre 13% a 18% em sua geração atual. Tudo é mostrado na tabela abaixo, organizada pela TrendForce neste mês.

Dispositivos móveis, como podemos ver na lista, possivelmente terão o menor impacto, mas não vão escapar ilesos. É esperado que as memórias para esses produtos aumentem de preço entre 10% a 15% - e esse incremento no valor certamente vai ser refletido no preço final dos celulares.

08/12/2020 às 15:32
Notícia

Nvidia vai precisar de meses para suprir a demanda das suas p...

Componente focado no mercado HPC pode custar cerca de R$15.000, mas já está esgotado

A tabela também nos mostra que esses são aumentos consideráveis principalmente quando comparamos com o primeiro trimestre de 2021, que também aumentou os preços, mas em medida muito menor. Os valores vão subir numa proporção bem mais elevada por causa do mesmo problema que tem assolado toda a economia de produtos de informática: falta de estoques.

As limitações da pandemia e demanda aumentada têm resultado em produtos se esgotando em toda a cadeia de produção, o que culmina em aumentos de preços. Segundo a análise da TrendForce, toda a estrutura de suprimento para a fabricação de semicondutores foi sentindo o impacto do aumento das necessidades de produtos, enquanto o trabalho tem sido limitado. A escassez finalmente alcançou as memórias, e devemos ver não apenas os seus preços aumentando, mas também refletindo no aumento de preços de outros produtos que já estavam caríssimos, como as super infladas placas de vídeo.

Via: Adrenaline Fonte: TrendForce
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.