Windows 10X pode ser lançado no segundo semestre de 2021
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Windows 10X pode ser lançado no segundo semestre de 2021

Primeiros dispositivos com ele pré-instalado devem chegar ao mercado no final do ano

Anunciado originalmente em outubro de 2019, o Windows 10X agora pode ser lançado somente no segundo semestre de 2021. O sistema operacional foi anunciado originalmente como uma opção mais "leve" para dispositivos com duas telas, mas a Microsoft alterou seus planos e confirmou em maio de 2020 que passou a focar o desenvolvimento da nova versão do Windows para dispositivos com apenas uma tela.

20/01/2021 às 09:41
Notícia

Novo vídeo mostra o Windows 10X rodando no tablet Surface Pro 7

Sistema operacional deve ser lançado pela Microsoft ainda este ano

Informações anteriores diziam que o sistema operacional seria finalizado ainda em 2020 e seu lançamento estava previsto para o primeiro trimestre de 2021. O problema é que agora parece que este não é mais o caso. De acordo com informações do site Windows Central, o desenvolvimento do Windows 10X deve ser finalizado entre março e junho deste ano (primavera nos Estados Unidos) e ele será lançado somente no segundo semestre de 2021, com os primeiros dispositivos com ele pré-instalado chegando ao mercado até o final do ano.

A Microsoft aparentemente decidiu adiar o lançamento do sistema operacional até ter certeza de que ele está absolutamente pronto e assim garantir que os usuários dos dispositivos com ele instalado tenham uma experiência sem maiores problemas. É importante reforçar que o Windows 10X não será vendido em lojas como o Windows 10 Home e o Windows 10 Pro. A nova versão do Windows só será oferecida pré-instalada em novos dispositivos.

Windows 10X pode ser lançado no segundo semestre de 2021
Windows 10X
(Reprodução/Windows Central)

Originalmente o Windows 10X suportaria a execução de aplicativos Win32, que basicamente são os aplicativos tradicionais para desktop, com uma tecnologia baseada em virtualização conhecida como VAIL. Para a decepção de muitos, isto não deve estar disponível na versão inicial do Windows 10X e em vez disso a Microsoft deve promover soluções como Windows Virtual Desktop e Cloud PC para tornar possível o acesso a aplicativos Win32 no novo sistema operacional.

Sem o suporte para aplicativos Win32, o Windows 10X só rodará os aplicativos pré-instalados, os aplicativos baseados na Universal Windows Platform (UWP) oferecidos através da Microsoft Store e os chamados Progressive Web Apps (PWAs), que basicamente são aplicativos Web executados como se fossem nativos.

Os dispositivos com Windows 10X lançados no segundo semestre de 2021 devem ser posicionados como alternativas aos Chromebooks para estudantes e empresas. Mais detalhes sobre isso devem ser divulgados nos próximos meses.

Continua após a publicidade

No caso do Windows 10 “normal’, rumores dizem que o sistema operacional receberá futuramente uma grande atualização supostamente conhecida pelo codinome “Sun Valley”. Esta atualização introduzirá novos recursos e funcionalidades, além de mudanças na interface com o objetivo de oferecer uma “experiência mais moderna” para os usuários do sistema operacional. No momento não se sabe quando exatamente esta atualização será lançada.

Fonte: Tom's Hardware, Windows Central, Neowin.net
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.