Drone de empresa brasileira voa por até 30Km e recebe autorização da ANAC
Créditos: XMobots

Drone de empresa brasileira voa por até 30Km e recebe autorização da ANAC

Modelo foi desenvolvido pela empresa XMobots e pode operar a 120 metros de altitude

A agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu, na última semana, o processo que autoriza um novo modelo de drone, da fabricante brasileira XMobots, executar operações acima de 400 pés (120 metros de altitude) e até 30km do ponto de decolagem.

Noticia original no site da ANAC

A autorização é inédita para operações com essa distância. O modelo Echar 20D pesa aproximadamente 8kg, e ultrapassa 2m de envergadura. O drone da XMobots será utilizado em operações de mapeamento, georreferenciamento e inspeções de atividades agrícolas, de mineração, silvicultura, infraestrutura, meio ambiente, recursos hídricos e outras.

Modelo Echar 20D pode realizar voos de até 30km do ponto de decolagem (Créditos: ANAC)

Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da ANAC, destacou o esforço durante o processo de certificação, ressaltando a importância dela para o desenvolvimento comercial de atividades e do uso seguro dessa tecnologia. "O desenvolvimento de projetos nacionais é muito importante, seja pelo benefício que pode oferecer aos usuários finais, pelo desenvolvimento de uma indústria de alta tecnologia, mas também para o Brasil ter relevância no cenário internacional", ressaltou Honorato.

31/12/1969 às 21:00
Notícia

A fabricante brasileira XMobots foi a primeira a receber autorização da ANAC para operar voos acima de 120 metros,emitida em 2018 para o RPA Arator 5B. Pioneira na fabricação de aeronaves não tripuladas, a empresa também foi a primeira a obter Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para operar Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) feito no Brasil, isso em 2013.

Continua após a publicidade


(Créditos: ANAC)

Essa foi a quarta autorização de projeto emitida pela ANAC, que já viabiliza a emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Especial (CAER) para mais de 30 modelos de drones. Após a desburocratização dos processos, através do programa Voo Simples, cerca de 40 outras aeronaves estão em busca da obtenção do certificado.

14/03/2021 às 21:24
Notícia

Vídeo gravado com drone FPV em boliche parece feito em comput...

Piloto do drone é muito experientes e gravou cerca de 10 tentativas

A ANAC trabalha para aumentar o acesso da sociedade aos benefícios dessa tecnologia, por meio da condução de processos em andamento para autorização de novos modelos, além da busca por melhorias e atualização da regulamentação do setor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Aeroflap, ANAC
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.