Marte possui um "oceano" escondido abaixo de sua superfície
Créditos: Mark Garlick, SCIENCE PHOTO LIBRARY, Getty Images/Reprodução

Marte possui um "oceano" escondido abaixo de sua superfície

Boa parte da água do planeta está presa em minerais

Uma recente descoberta sobre a quantidade de água presente em Marte pode mudar a forma como planejamos habitar o planeta no futuro.

Por várias décadas, cientistas e pesquisadores estudam o que aconteceu com toda a água do solo marciano, visto que diversos estudos apontam que o planeta já teve oceanos há bilhões de anos.  

Acreditava-se que boa parte dessa água havia sido "sugada" junto com a atmosfera do planeta vermelho, deixando para trás apenas o líquido congelado em seus polos norte e sul. Um novo estudo agora conta que boa parte dessa água ainda está no planeta, "presa" no solo de Marte.


Créditos: NASA/JPL-Caltech/USGS

Analisando os modelos atuais e outros estudos da composição química da atmosfera marciana, Eva Scheller, uma das cientistas que está liderando o estudo, e sua equipe chegaram a conclusão de que apenas a atmosfera não foi responsável por "sumir" com boa parte da água do planeta e demonstrar as condições que temos hoje em Marte: "o escape atmosférico não explica totalmente os dados que temos sobre a quantidade de água que realmente existiu em Marte", comenta.

Complementando a teoria, Bethany Ehlmann, professora da CalTech, disse: "O escape atmosférico claramente teve um papel na perda de água, mas as descobertas da última década de missões a Marte apontaram para o fato de que havia esse enorme reservatório de antigos minerais hidratados cuja formação certamente diminuiu a disponibilidade de água ao longo do tempo".

06/03/2021 às 11:06
Notícia

Rover Perseverance da NASA que foi para Marte usa chip Apple ...

O chip RAD750 conta com modificações para aguentar ambientes extremos de temperatura e radiação

O processo químico da interação entre água e rocha explica o motivo de tanta água estar encrostada abaixo da superfície de Marte, criando vários compostos minerais recheados de água. Por conta da falta de atividade vulcânica no planeta, todo o líquido continua preso no terreno marciano, formando uma espécie de "oceano invisível" abaixo da superfície do nosso vizinho celeste.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores também concluíram que quatro bilhões de anos atrás, Marte tinha água o suficiente para ter oceanos com profundidades que variavam entre 100 a 1500 metros, e agora de 30 a 99% de toda essa água está presa nos minerais do planeta vermelho. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Cnet
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.