Qualcomm pode estar trabalhando em novo SoC para PC
Créditos: Reprodução/TudoCelular

Qualcomm pode estar trabalhando em novo SoC para PC

É esperado que essa seja a próxima geração do Snapdragon 7c

Novos rumores estão circulando sobre a possibilidade da Qualcomm anunciar mais um SoC para PCs educacionais. Segundo um relatório publicado pelo site WinFuture, a empresa está trabalhando em uma nova versão, que deve ser semelhante ao SoC Snapdragon 775, desenvolvido para smartphones. 

O Winfuture fala que a empresa está chamando o novo SoC de SC7295 internamente. Pelo que foi revelado, ele é muito semelhante ao modelo SM7350, ou Snapdragon 775, que é desenvolvido especificamente para smartphones. Há algumas alterações para adequar ao tipo de dispositivo, mas a base de processamento é muito parecida.

03/12/2020 às 19:20
Vídeo

O SNAPDRAGON 888 chegou trazendo mais desempenho e funcionali...

Com 25% de ganho em CPU e 35% em GPU, traz modem 5G integrado, melhoria em câmeras e IA

Até o momento nenhuma informação foi confirmada pela Qualcomm. O site não revela quais são suas fontes, portanto tudo deve ser encarado com um pouco de desconfiança. É possível que o rumor se confirme, ou que a empresa faça algumas modificações até o lançamento final.  

O vazamento fala que o novo SoC terá sete núcleos, que devem atingir a frequência máxima de 2,7 GHz. Eles devem ser divididos em três grandes núcleos que rodam a 2,4 GHz e quatro pequenos núcleos que chegam a até 1,8 GHz. É provável que eles também tragam a conectividade 4G LTE e uma bateria de longa duração, desenvolvida para atender as necessidades das aulas. 

O Snapdragon 7c e 8c foram apresentados em 2019. São processadores de gama baixa, voltados para computadores não tão potentes, com baixas demandas. Por esse motivo são principalmente usados para o mercado educacional, com necessidades mais básicas e custos mais acessíveis. 

Continua após a publicidade

Até o momento, os SoC integram apenas alguns dispositivos da própria Microsoft. Há alguns rumores que indicam que isso deve ser alterado no futuro, com a possibilidade de usar nos dispositivos educacionais da Google, como o Chromebook. Isso ainda é rumor, nenhuma empresa confirma a parceria. 

O Snapdragon 7c tem tido uma boa aceitação do mercado, principalmente durante 2020. O período da pandemia movimentou muito o setor de tecnologia, ainda mais para fins educacionais. Com as salas de aula serem movidas para casa, muitos estudantes precisaram adquirir um equipamento novo. Faz sentido a Qualcomm investir em uma novidade neste período.  

Não há nenhuma informação de quando e por quanto os novos SoCs vão chegar ao mercado. É possível que o anúncio oficial leve alguns meses para acontecer. O primeiro PC com o SoC pode chegar apenas no final de 2021. Lembrando que nada ainda foi confirmado. 

Via: Adrenaline
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.