Duelo de gigantes: Google e Microsoft trocam farpas em debate sobre jornalismo online
Créditos: Reprodução/Justin Sullivan/Bloomberg

Duelo de gigantes: Google e Microsoft trocam farpas em debate sobre jornalismo online

Executivo da Google chama Microsoft de "oportunista" em resposta a ataques

Leitura Rápida

  • Google tem sido alvo de processos por abusar de seu poder de mercado contra o setor de notícias online
  • Microsoft entrou na disputa, reforçando as acusações
  • Executivo da Google chama a companhia do Windows de "oportunista" por tentar desviar a atenção de seus problemas com vulnerabilidades

Google e Microsoft têm protagonizado uma disputa internacional sobre suas parcerias com organizações de mídia. A Google tem sido pressionada por governos ao redor do mundo devido ao abuso de seu poder de mercado, e a Microsoft tem se mostrado cada vez mais disposta a comprar a briga do setor jornalístico contra sua concorrente.

O capítulo mais recente do embate foi a presença de Brad Smith, presidente da Microsoft, em uma reunião do comitê antitruste do Congresso dos Estados Unidos.

Na ocasião, Smith acusou o buscador mais utilizado do mundo de tornar os veículos de imprensa cada vez mais dependentes de seus serviços, além de abocanhar uma parcela cada vez maior da rentabilidade. Vale mencionar que o Facebook também tem sido analisado por motivos semelhantes, mas não tem sido o foco da Microsoft.

(Banner do Bing, buscador da Microsoft que concorre com o Google - Créditos: Reprodução/Stringer/Reuters)

A subsidiária da Alphabet já havia sido enquadrada, juntamente com a companhia de Zuckerberg, na Austrália por motivos semelhantes. A Microsoft emitiu na época uma nota dando apoio ao governo australiano.

Continua após a publicidade

Após a interferência da Microsoft na Austrália e participação de Brad Smith na reunião do Congresso, foi a vez da Google apontar sua versão. Segundo o Vice Presidente de Assuntos Globais da empresa, a Microsoft foi oportunista ao buscar desviar o foco de seus recentes problemas com vulnerabilidade e ainda acirrar uma disputa de mercado.

O comitê antitruste do Congresso dos EUA planeja ter mais uma sessão semelhante antes de criar legislação para o tema, com provável implementação ainda nos próximos meses.

Enquanto isso, continuamos acompanhando as conhecidas vulnerabilidades da Microsoft, ao mesmo tempo que a Google segue arranjando problemas legais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Microsoft, G1, The Verge, Google
User img

Odir Brüggmann Filho

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.