HDDs com até 120TB já estão nos planos da Seagate
Créditos: Seagate

HDDs com até 120TB já estão nos planos da Seagate

Um armazenamento mais de cinco vezes maior que o atual em menos de 10 anos

A Seagate, uma das principais fabricantes de soluções de armazenamento do mundo, está se preparando para expandir exponencialmente a capacidade dos discos rígidos nos próximos 10 anos. Segundo informações da empresa, eles pretendem lançar um HDD de 120TB em 2030. Ainda vai um bom tempo até lá, mas a capacidade é mais de cinco vezes maior do que o as opções que temos disponíveis atualmente, em menos de uma década.

A informação foi divulgada como parte de um roadmap da empresa, seus planos para os próximos anos que foram divulgados aos investidores. De maneira mais detalhada, a Seagate quer oferecer drives de mais de 30TB em 2023, passar dos 40TB em 2025 e ultrapassar os 50TB já em 2026. Em algum momento essas capacidades teriam um salto pra passar dos 100TB por volta de 2030.

Para expandir tanto o armazenamento de seus HDD, a Seagate está apostando na tecnologia HAMR, sigla para Heated Assisted Magnetic Recording. Pode ser traduzido para algo como "gravação magnética assistida por calor".

Com o advento dos SSDs, esperava-se que os HDDs teriam os dias contados. Mas, conforme os preços dos SSDs caem, os preços dos HDDs caem ainda mais, e a nossa necessidade por mais armazenamento não para de crescer. Os discos rígidos, então, têm persistido como uma alternativa acessível para quem precisa de cada vez mais espaço, sem se preocupar tanto com a performance. 

Fonte: PCGamer
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.