Google Earth disponiliza linha do tempo de cidades com fotos de satélite
Créditos: Google

Google Earth disponiliza linha do tempo de cidades com fotos de satélite

É possível ver a transformação de diversas regiões do globo através do aplicativo

Google Earth está trabalhando em uma nova funcionalidade para sua versão de smartphone que permite ver as fotos tiradas por satélite escolhendo a data de maneira intuitiva, apresentada em uma linha do tempo. Isso quer dizer que você consegue voltar no tempo para visualizar uma região específica do globo no passado através do seu celular.

A funcionalidade, no entanto, não pode ser acessada facilmente, requer a ativação de recursos experimentais do aplicativo via código. Interessados podem checar esta página no Reddit em que o perfil IAmReinvented compartilha um passo a passo. Na página, há dois métodos para você tentar a instalação, caso um deles não funcione.

Google Earth View recebe mais de
1.000 novas imagens capturadas por satélite

No vídeo abaixo, Kyler Jeffrey demonstra como é possível utilizar o recurso direto pelo aplicativo. Após habilitadas as opções experimentais, basta selecionar uma das cidades com o Google Earth Timelapse habilitado e rolar a linha do tempo até a data desejada.

Você pode visualizar também pelo navegador web através da página Earth Engine, da Google. A página traz alguns locais pontuais, não traz todas as cidades disponíveis no app. Segundo a Google, é possível acompanhar a transformação dos lugares listados em até 35 anos. Entre os locais listados vemos principalmente regiões de floresta, incluindo dois lugares do Brasil. O mapa demonstra o desmatamento em região de mata de Rondônia e também o desenvolvimento de infraestrutura ao redor do rio Teles Pires (ou São Manuel).

A Google está trabalhando constantemente em atualizações em suas ferramentas envolvendo satélite e mapas. O Google Earth recentemente recebeu o tão pedido modo escuro na versão mobile e também para navegador. Usuários podem ativar o modo em Configurações > Geral > Tema Escuro. Além disso, outro ponto que mostra o investimento em geolocalização é o Google Street View, que já fotografou 16 milhões de quilômetros e permite que você conheça diversos lugares do globo sem sair de casa.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.