Índice do Artigo

Android

Corte determina suspensão temporária de restrições à Xiaomi nos Estados Unidos

Decisão foi tomada para impedir "danos irreparáveis" para empresa enquanto não sai julgamento final

14/03/2021 14:32 Update 14/03/2021 14:35 0
Corte determina suspensão temporária de restrições à Xiaomi nos Estados Unidos
Créditos: Xiaomi/Reprodução

A Xiaomi teve a suas restrições comerciais nos Estados Unidos suspensas de maneira temporária após decisão judicial numa corte do país. A medida foi determinada pelo juiz Rudolph Contreras, de Washington, que a julgou necessária para impedir “danos irreparáveis” para a empresa chinesa enquanto não sai o julgamento final.

De acordo com o site Bloomberg, o magistrado ainda disse que a Xiaomi provavelmente conseguirá ganhar uma reversão total do banimento com o prosseguimento do litígio. Executivos da fabricante chinesa também já confirmaram que pretendem requisitar que a corte declare que qualquer insinuação de que a Xiaomi tem ligações com o exército chinês é ilegal.

A empresa também está buscando ter sua designação permanentemente removida da lista de “empresas militares comunistas chinesas”. E o juiz Rudolph Contreras não parou por aí, e chegou a dizer que, nas palavras dele, “a corte está um tanto cética de que importantes interesses de segurança nacional estão realmente sendo implicados aqui“.

Toda essa história começou nos últimos dias da administração Trump, quando o Departamento de Defesa colocou a Xiaomi na lista de empresas com supostas ligações com o exército chinês. Por causa disso, estava programado para a fabricante chinesa começar a sofrer sanções a partir da semana que vem.


Fonte: Palácio do Planalto – Flickr/Reprodução

A Xiaomi é a terceira maior fabricantes de celulares do mundo em termos de volume de aparelhos. Segundo dados da International Data Corporation (IDC), a companhia superou a Apple em número de celulares vendidos no terceiro trimestre de 2020.

Em novembro do ano passado, o ex-presidente Donald Trump assinou uma decreto que proibia investidores estadunidenses de colocarem dinheiro em empresas chinesas que seriam de propriedade do exército ou controladas de alguma maneira por ele.

O antigo governo do Republicano chegou a tentar banir aplicativos chineses populares, como o WeChat e o TikTok. Em todos esses casos, Trump e sua equipe alegaram ameaças à segurança nacional, mas sempre sem apontar provas.

Via: XDA Developers, Bloomberg