Asteróide passará próximo à Terra dia 21, NASA garante que não há riscos
Créditos: Divulgação/Credit: NASA/JPL-Caltech

Asteróide passará próximo à Terra dia 21, NASA garante que não há riscos

2001 FO32 foi descoberto há 20 anos, e terá uma distância mínima de 2.000.000 km

Leitura Rápida

• Asteroide 2001 FO32 passará a 2.000.000 km da Terra, não oferecendo riscos
  • Proximidade permitirá coletar mais informações relevantes sobre o corpo celeste
  • Trata-se do maior asteroide a passar perto da Terra este ano

A NASA comunicou ontem a passagem de um asteroide próximo à Terra no próximo dia 21 de março. A distância mínima entre o objeto espacial e nosso planeta será de 2 milhões de quilômetros, mais de 5 vezes a distância que estamos da Lua.

Com as 2 décadas de rastreio que temos do 2001 FO32 dando embasamento para a previsão, não há razão para questionar a afirmação da NASA de que não corremos risco de colisão.

Com diâmetro estimado entre 440 e 680 metros, trata-se do maior asteroide com passagem esperada para 2021. Sua velocidade aproximada será de impressionantes 124.000 km/h. Sua órbita elíptica ao redor do Sol é completada em cerca de 810 dias (pouco mais de 2 anos).

A estimativa de tamanho do objeto deve ficar mais precisa no próximo dia 21, quando o IRTF (Instalação de Telescópio Infravermelho) da NASA e outras instalações pelo mundo devem obter imagens melhores de seu corpo. Além disso, também espera-se obter melhores dados sobre a reflexividade e composição do asteroide.

(Interior da Instalação de Telescópio Infravermelho (IRTF) da NASA - Créditos: Reprodução/NASA/UH/IfA)

Outras possíveis observações acerca do meteoro envolvem seu relevo, como crateras, elevações ou até mesmo pequenos satélites naturais.

Asteroides atualmente podem ser apenas foco de estudo, mas é provável que venham a ser explorados comercialmente em um futuro próximo. Este aqui, por exemplo, é composto de ferro e níquel e mede centenas de quilômetros de diâmetro, podendo vir a ser alvo de mineração.

Via: space.com Fonte: NASA

Odir Brüggmann Filho

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?