Netflix pode estar se preparando para impedir o compartilhamento de senhas
Créditos: VallesMX

Netflix pode estar se preparando para impedir o compartilhamento de senhas

Empresa sabe que você empresta sua conta pra amigos, mas pode começar a impedir isso

A Netflix pode começar a tomar medidas para reforçar uma de suas regras que poucos usuários conhecem: é proibido compartilhar sua senha com pessoas que não moram na mesma casa. É uma prática comum ao redor do mundo que uma pessoa assine o serviço de streaming e compartilhe a conta com familiares e amigos próximos, seja por gentileza ou pra economizar mesmo, dividindo a mensalidade. A Netflix tem uma cláusula em seus termos de uso que proíbe essa prática, mas ainda não tinha feito nada, na prática, pra impedir isso.

Apesar de nunca ter feito nada para impedir o compartilhamento de senhas entre diferentes residências, isso é algo que o serviço de streaming tem monitorado. E, agora, alguns usuários nos EUA estão recebendo uma mensagem quando tentam logar na conta do amigo. Em tradução livre, a mensagem é a seguinte:


(Reprodução/The Streamable)

Depois de receber essa mensagem, o usuário precisa verificar a conta, escolhendo receber um código pelo e-mail ou mensagem de texto para o celular associado ao perfil. Claro que ainda é muito fácil contornar isso apenas avisando o dono da conta sobre o código que será recebido e pedindo para passar e continuar usando. Mas talvez já bloqueie quem ainda tá aproveitando uma conta de ex.

23/02/2021 às 09:00
Notícia

Netflix baixará automaticamente conteúdo baseado em seu histó...

A empresa está implementando o recurso primeiramente no aplicativo para Android

A medida pode ter uma vantagem, no entanto, porque vai impedir o acesso de quem conseguiu a senha sem solicitar. Mas a Netflix provavelmente não pretende parar por aí. A mensagem parece ser um primeiro passo no sentido de começar a tomar medidas para impedir essa prática, já que está lembrando aos usuários de suas regras.

Continua após a publicidade

Não se sabe qual meio a Netflix está usando para verificar que a mesma conta está sendo acessada de casas diferentes. O mais provável é que seja por endereço de IP. Mas, nesse caso, se o dono da conta viaja ele pode ser bloqueado ao tentar acessar a plataforma em outro dispositivo onde está hospedado, o que seria problemático.

Por enquanto temos apenas um aviso. Vamos ficar ligados pra ver como a Netflix vai seguir adiante para impedir o compartilhamento de senhas.

Fonte: WCCFTech
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.