Inventor das fitas cassete, engenheiro holandês Lou Ottens morre aos 94 anos
Créditos: Jordi Huisman - Wikimedia Commons/Reprodução

Inventor das fitas cassete, engenheiro holandês Lou Ottens morre aos 94 anos

Ottens também colaborou com a criação do CD nos anos 1980

O engenheiro holandês responsável pela invenção da fita cassete, Lou Ottens, faleceu aos 94 anos de idade. Ottens, que também contribuiu para a criação do Compact Disc (CD) nos anos 1980, morreu de causas naturais no dia 6 de março de 2021, enquanto estava em sua casa na vila de Duziel, localizada em Brabante do Norte.

11/02/2021 às 17:40
Notícia

Dados hackeados da CD Projekt RED podem já ter sido vendidos ...

Uma das fontes foi a empresa de segurança cibernética KELA, que afirmou que o leilão foi encerrado

A invenção pela qual o engenheiro realmente ficou conhecido se deu em 1962, quando ele estava tentando desenvolver um novo tipo de sistemas de fitas. Ele estava trabalhando na Philips na época, e dois anos antes havia criado o primeiro gravador de fitas de rolo portátil da empresa – chamado de EL 3585.

Só que essa tecnologia, e especialmente o sistema de bobina a bobina, foi considerado pouco prático de usar por Ottens. Foi assim que começou a jornada para criar um padrão que fitas que fosse mais amigável para os usuários.

Um dos requisitos desejados pelo engenheiro era que essa nova fita pudesse caber num bolso de jaqueta. Para demonstrar o formato que ele queria alcançar, Ottens esculpiu um modelo em madeira e trouxe para seus colegas verem.


Fonte: Jeh92 - Wikimedia Commons/Reprodução

Chamada de Compact Cassette (Fita Cassete em português), ela finalmente fez sua primeira aparição pública em 1963, na feira de eletrônicos de Berlim. Um slogan no estande onde ela estava sendo exibida contava vantagem dizendo que ela era "menor do que um maço de cigarros".

Nas décadas seguintes, a fita cassete representou uma drástica mudança no mercado. Ela facilitou a gravação de músicas, fazendo com que canções fossem mais portáteis e fáceis de se compartilhar.

Continua após a publicidade

Não há uma estimativa oficial de quantas fitas nesse padrão foram vendidas em toda a história. Uma vez a BBC publicou uma estimativa que coloca o número na casa dos 100 bilhões. Segundo a revista Time, o formato foi um sucesso desde o primeiro dia de lançamento.

Nos anos 1970, Ottens se tornou o diretor do laboratório de áudio da Philips, o NatLab. Nessa década, ele trabalhou em colaboração com engenheiros da Sony para a criação do CD. Foi em 1980 que eles finalmente criaram o padrão de CD de 12 cm da Philips-Sony. Em 1982 o padrão finalmente chegou ao mercado, tendo um sucesso ainda maior que o das fitas cassete.

Lou Ottens nasceu no dia 21 de junho de 1926 na vila de Bellingwolde, na Holanda, que fica perto da fronteira com a Alemanha.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BBC, PC Gamer
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.