A TrendForce, empresa especialista em análises do mercado, divulgou na terça-feira (09) a previsão de alta nos preços de SSDs para notebooks no 2º trimestre de 2021. Os preços devem sofrer um aumento entre 3% e 8% devido à demanda crescente do produto aliada à condição ainda afetada da fabricação de semicondutores.
Reprodução/TrendForce
A expectativa anterior era de que os valores ficassem estáveis, mas alguns fatores contribuíram para essa mudança. Um desses itens é o fato de uma forte tempestade ocorrida no Texas em fevereiro de 2021 ter afetado as operações de uma fábrica de semicondutores da Samsung, na cidade de Austin.
O resultado desse imprevisto foi a suspensão das atividades de produção entre meados de fevereiro e o dia 2 de março. A TrendForce vem investigando os impactos da tempestade, mas a princípio a fábrica não deve retornar a operar com capacidade acima de 90% antes do fim de março.
Snapdragon 888 Lite revela parceria da Qualcomm com a renomad...
O site alemão WinFuture revelou que há um novo módulo de câmera com o nome interno de “Leica1” dentro...
No que compete à fábrica da Samsung, os produtos baseados em 128L NAND Flash sofrerão um déficit no estoque. A empresa coreana iniciou a produção em massa de SSDs de 128L no quarto trimestre de 2020, como forma de aproveitar o lançamento das CPUs Tiger Lake da Intel para alavancar a participação da Samsung no mercado de SSDs PCIe G4.
Divulgação/Samsung
A escassez de matéria-prima para os SSDs deve forçar os fabricantes a estender os prazos de entrega de seus pedidos, indo na direção contrária dos empresários que esperavam aumentar o fornecimento. Isso, por sua vez, deve resultar no aumento do preço final do produto para o consumidor.
Além do contratempo enfrentado pela fábrica de Austin da Samsung, a pandemia e a necessidade de trabalhar de casa vem aumentando a demanda por equipamento, e isso inclui notebooks com SSD. Outro fator relevante é a retomada das aquisições de SSDs por fabricantes de servidores, que adiciona ainda mais procura por um produto que tem seu estoque afetado.
Para mais informações, acesse o site oficial da TrendForce.
Fonte: TrendForce, Neowin