Robô artista criado por cientistas considera cada pincelada ao criar uma arte
Créditos: Painting in the Age of Generation.mov/Divulgação

Robô artista criado por cientistas considera cada pincelada ao criar uma arte

IA é capaz de criar peças levando em conta um conceito e número de pinceladas

Um time de pesquisadores da IBM do Japão, Universidade de Tóquio e da Yamaha Motors criaram um robô com inteligência artificial capaz de criar obras de arte considerando cada pincelada, analisando qual a melhor abordagem ao fazer a peça. O que diferencia essa IA dos demais robôs artistas é sua habilidade de trabalhar "valores" específicos e um conceito. 

É possível definir um número exato de pinceladas como uma instrução. A partir do conceito e ao definir, por exemplo, que ele deverá realizar a pintura em 30 pinceladas, a máquina possivelmente criaria uma peça mais abstrata do que comparado a um limite de 300 pinceladas, que poderia resultar em uma peça mais detalhada e realista. Levando isso em consideração, a obra criada pela IA não é puramente aleatória. 


Painting in the Age of Generation.mov/Divulgação

Em sua iteração atual, o robô é capaz de usar telas, pincéis, tintas tanto acrílicas como aquarelas, além de conseguir misturar as tintas com água. Isso pode abrir mais portas no mundo das artes para peças criadas exclusivamente por máquinas. 

Os pesquisadores também estão trabalhando em um sistema visual que permite a máquina visualizar a arte que está fazendo a medida que vai trabalhando nela. Com esse sistema, artistas humanos podem trabalhar em conjunto com a inteligência artificial para criar peças ainda mais ambiciosas.

Chamado de "AI Painting Project", esse projeto estará presente na apresentação virtual da SXSW 2021, com início marcado para o dia 16 de março. O AI Painting Project conta com oito membros com três áreas distintas do conhecimento, como aprendizado da máquina, robótica e artes, todos com qualificações de peso e que desempenham papéis importantes na IBM Japão e Yamaha Motors. 

É possível conferir uma demonstração do robô via esse vídeo disponibilizado no Google Drive

Via: Engadget Fonte: Earthryse
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.