Chrome OS comemora 10 anos com diversos novos recursos, incluindo Phone Hub
Créditos: Google

Chrome OS comemora 10 anos com diversos novos recursos, incluindo Phone Hub

Sistema oferece mais maneiras de ligar o uso do computador ao celular

A Google celebra nessa semana o aniversário de 10 anos do Chrome OS, seu sistema operacional. Aproveitando a data, a empresa anunciou diversos novos recursos que impactam no uso do Wi-Fi de notebooks com Chrome OS, na sincronização com celulares e em outros usos na experiência geral do sistema.

Uma das grandes novidades é o Phone Hub, uma pequena central de acesso ao seu celular Android que fica na barra de tarefas depois da atualização. No Phone Hub você pode ver algumas informações do celular sem precisar pegá-lo. É possível ativar o smartphone como um hotspot para internet, silenciar as notificações e ver dados da força do sinal e da bateria. Além disso, o Phone Hub mostra também as abas mais recentes do Chrome abertas no celular, para você pode acessá-las no Chromebook. A hub conta também com um botão para encontrar o smartphone.

Outro recurso adicionado é uma ferramenta mais versátil de captura de tela, com seu nome em inglês Screen Capture. Com essa novidade é possível capturar imagens estáticas ou gravar a tela. Essas gravações aparecem num novo espaço chamado "Tote", onde aparecem também downloads e arquivos marcados. O Tote pode ser acessado do menu Quick Settings.

A atualização traz também algo que já vimos no Windows 10: uma janela com os últimos itens copiados no Chrome OS. Apertando o Everything Button e V, ou a tecla com o símbolo de busca em Chromebooks mais antigos e V, aparece uma pequena janela com as últimas cinco cópias que você fez no Chrome OS, o que inclui até imagens.

As novidades de aniversário incluem também uma expansão para o Wi-Fi Sync suportar mais dispositivos. Basta ter seu celular conectado à rede com a senha e você não precisa colocar a senha de novo em outros dispositivos Chrome OS sincronizados.

Apesar de tantas novidades chegando no aniversário, a Google ainda comentou de um recurso que ainda não está disponível mas deve vir em breve, chamado Nearby Share. O recurso de compartilhamento de Wi-Fi baseado na proximidade dos aparelhos deve chegar nos "próximos meses", segundo a empresa, junto com ainda mais novidades ainda neste ano.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.