Vazamento mostra detalhes do Sony IMX789, sensor que o OnePlus 9 vai usar na câmera
Créditos: Creator Studio (vazamento)

Vazamento mostra detalhes do Sony IMX789, sensor que o OnePlus 9 vai usar na câmera

Sensor traz novas tecnologias para evitar ghosting e distorções em fotos ultra-wide

Nessa semana a OnePlus confirmou oficialmente que sua série OnePlus 9 de smartphones vai dar uma atenção especial para as câmeras. Além de anunciar uma parceria com a Hasselblad, a fabricante confirmou também que seus módulos de câmera vão usar os novos sensores IMX789, da Sony. Agora, pouco tempo depois, temos o vazamento de um vídeo promocional do sensor, destacando algumas de suas capacidades.

Segundo traduções do AndroidBeat, entre as novas tecnologias trazidas pelo Sony IMX789, temos melhorias para fotos tiradas no modo HDR. Diferente do HDR que vemos em vídeos e jogos, o HDR das fotografias ajuda a melhorar imagens tiradas em condições precárias de luminosidade, mas é comum acontecer algo chamado "ghosting", quando fica um borrão de pessoas e objetos que se mexeram. O novo sensor usa Digital Overlap HDR, que promete evitar esses borrões.

Logo no início do vídeo vemos também como as lentes são montadas no sensor, como uma forma de destacar que o ultra-wide vai usar um novo formato, prometendo ter menos distorção nas fotos tiradas.

O IMX789 conta com uma proporção 16:11 nas fotografias que tira, o que significa que ele pode automaticamente recortar o resultado final para 16:9 ou 4:3, dando ao fotógrafo a opção de tirar fotos ou filmar nos dois formatos. O vídeo também destaca a capacidade do sensor de filmar em até 4K a 120fps, algo que devemos ver aparecer como um recurso dos celulares OnePlus 9.

08/03/2021 às 09:32
Notícia

Celulares OnePlus 9 chegam em 23 de março - parceria com Hass...

Icônica marca de câmeras promete ajudar celulares da marca a tirarem fotos melhores

Temos outras características sobre o sensor da Sony que não são mencionadas no vídeo, mas que já apareceram antes na forma de rumores e vazamentos. Uma delas seria suporte a fotografia RAW em 12-bit, o que é bem importante para fotógrafos profissionais ou entusiastas mais dedicados. A maioria das fotos que tiramos é automaticamente tratada e comprimida para os formatos que estamos acostumados, enquanto fotos em RAW são imagens bem mais pesadas, com toda a informação capturada pelo sensor no momento da fotografia. Esse formato é melhor pra quem gosta de tratar a foto manualmente depois num programa de edição.

Os OnePlus 9 não devem ser os únicos a usarem o Sony IMX789, mas provavelmente vão fazer a sua estreia quando tiverem seu lançamento, marcado para o dia 23 de março.

Fonte: Android Beat
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.