Satélite Amazonia-1 pode estar fora de controle [+ATUALIZAÇÃO]
Créditos: Divulgação/ Governo Federal

Satélite Amazonia-1 pode estar fora de controle [+ATUALIZAÇÃO]

Alguns rastreadores indicam que o satélite brasileiro está "capotando"

08/03/2021 ATIALIZAÇÃO - De Acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o satélite Amazônia 1 opera normalmente, e já na quarta-feira dia 3 de março iniciou o envio de imagens. De acordo com o órgão, não existe nenhuma instabilidade e tudo segue como o planejado.


Alguns rastreadores de satélites dos EUA e Itália divulgaram que há sinais que o Amazônia-1 está fora de controle. Tanto o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) quanto a AEB (Agência Espacial Brasileira) não se pronunciaram sobre a possibilidade de problemas. Em grupos de engenheiros no aplicativo Telegram apenas se comenta que "não parece bom".

O satélite brasileiro foi enviado ao espaço no último domingo, dia 28 de fevereiro. Segundo as captações feitas pelos rastreadores há algumas irregularidades no sinal, que está fazendo com que ele gire fora de controle. 

O primeiro sinal de que algo estava dando errado foi emitido pelo rastreador dos EUA. O registro foi divulgado pelo Twitter da agência, que escreveu “Passagem do Amazônia-1 na banda S. Parece estar capotando… talvez não tão bom para banda X”. Isso aconteceu na terça-feira, dia 2 de março.

Após cerca de sete horas do primeiro sinal de problema, um rastreador italiano também relatou situações incomuns com o satélite. “Passagem do Amazônia-1. Recebido em banda S e em banda X. Nada na banda X e um sinal de capotamento na banda S.” O segundo relato reforça a possiblidade de problemas.

Nenhum engenheiro que trabalha no projeto está autorizado a falar sobre a situação. Portanto, não há nenhuma informação oficial sobre o problema. A AEB diz que aguarda o pronunciamento do Inpe que, por sua vez, ainda não emitiu nenhum comunicado sobre a situação. 

Estar girando fora do controle é uma situação reversível e não é totalmente incomum. Há giroscópios no interior da espaçonave que podem ser controlados pela Terra, que podem fazer o satélite voltar a orientação normal. Alguns ajustes podem fazer com que ele fique estável novamente. 

28/02/2021 às 13:51
Notícia

Satélite brasileiro Amazonia-1 foi lançado nesse domingo - Ve...

Satélite integra missão que tem como objetivo monitorar desmatamento na Amazônia

Depois de enviado na madrugada de domingo, a estação de rastreamento em solo brasileiro conseguiu captar os sinais do Amazônia-1. Isso indica que ele estava estável e funcionando conforme o previsto. Esse contato foi feito 45 minutos após o lançamento. 

Segundo a Folha de São Paulo, o problema pode ter se originado logo após a liberação do satélite. O responsável pelo envio era o lançador indiano PSLV. Ainda é possível que algum comando enviado via solo brasileiro pode ter causado a instabilidade. 

Esse problema inibe o objetivo principal do satélite. O Amazônia-1 foi projetado para captar imagens do solo, com resolução de 64 metros por pixel. Para isso, é necessário que ele esteja girando de forma estável, com a câmera apontada perfeitamente para a Terra. 

Sem um comunicado oficial é impossível saber exatamente o que está acontecendo. Se espera que os engenheiros estejam trabalhando para correção dos problemas apontados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Folha de São Paulo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.