A Porsche anunciou na última semana suas primeiras bicicletas elétricas, a Porsche Cross e a Porsche Sport. Os modelos contam com suspensão completa e são feitas em fibra de carbono para diferentes fins. As duas, no entanto, carregam a principal característica dos produtos Porsche: são caríssimas.
A Porsche Sport é voltada para um uso mais cotidiano e prática de exercícios. Como dito anteriormente, ela é feita em fibra de carbono e oferece suspensão nas duas rodas, pesando menos de 20kg no total. A bicicleta acompanha também faróis dianteiro e traseiro. No geral são configurações bem padrão para uma bike elétrica, chegando pelo preço sugerido de US$ 10.700. Isso dá mais ou menos R$ 60.890 na cotação atual do dólar.
A Porsche Cross é voltada para atividades mais intensas, como levar a bike pra terra e fazer trilhas. Além das especificações semelhantes à Sport, esse modelo traz também freios hidráulicos a disco da Magura-MT. Eles são maiores e mais resistentes ao calor da fricção. A Porsche Cross é mais robusta que a Sport, resultando num peso um pouco maior, passando dos 22kg. Curiosamente, essa bicicleta custa menos, saindo pelo preço sugerido de US$ 8.549 - o que dá aproximadamente R$ 48.650 na cotação atual. Talvez por não ter faróis a bike custa um pouco menos.
Ambas bicicletas elétricas são alimentadas por um motor EP8 da Shimano, que promete até 25 km/h de velocidade assistida pelos pedais. Essa é a velocidade mais alta permitida pelas regras da União Europeia, e a Porsche, como empresa alemã, precisa seguir as regulamentações da região.
A Porsche parece estar procurando diversificar o portfólio de produtos para entrar na era dos veículos elétricos. Além de criar EVs próprios, como o recém-anunciado Taycan Cross Turismo, a empresa investe em parcerias para manter sua marca em alta em diferentes segmentos. Apenas o tempo dirá se as bicicletas serão, efetivamente, um novo mercado para montadora ou se esses serão apenas um produto de teste, uma curiosidade em sua história.
Fonte: GizmoChina