Microsoft Edge 89 traz suporte para guias verticais e inicialização mais rápida
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Microsoft Edge 89 traz suporte para guias verticais e inicialização mais rápida

Nova versão do navegador já está disponível para Windows e macOS

A Microsoft disponibilizou hoje a versão 89 do navegador Microsoft Edge para Windows e macOS. A principal novidade nesta versão do navegador é o suporte para guias verticais, o que pode ser útil principalmente para quem navega na Web usando monitores ultrawide. Esta versão também é inicialização mais rapidamente em comparação com as versões anteriores.

17/02/2021 às 08:40
Notícia

Microsoft testa um modo para crianças no navegador Microsoft ...

Novo modo disponível nas versões de teste do navegador é voltado para crianças de 5 a 12 anos

Introduzido originalmente em outubro passado nas versões de teste do navegador, o suporte para guias verticais permite que lista de guias abertas seja posicionada na lateral esquerda da tela. Este recurso pode ser bem útil para quem tem monitores grandes com formato ultrawide ou para quem tem um número muito grande de guias abertas. O usuário pode ativar/desativar o suporte para guias verticais facilmente como mostrado no gif abaixo.

Ainda sobre as guias, o navegador também inclui o suporte para o recurso Guias inativas. Isto basicamente faz com que o navegador suspenda as guias inativas para reduzir o uso de CPU/memória, o que deve reduzir o uso da bateria principalmente em portáteis como laptops. Este recurso é opcional e pode ser desativado a qualquer momento nas configurações do navegador.

Microsoft Edge 89 traz suporte para guias verticais e inicialização mais rápida
Reprodução/Microsoft

O Microsoft Edge 89 agora também é inicializado mais rapidamente em comparação com as versões anteriores do navegador graças ao recurso Startup boost (Impulso da inicialização na versão em português). Disponível inicialmente na versão para Windows, este recurso faz com que a inicialização do navegador seja até 41% mais rápida mesmo após a reinicialização do dispositivo. "Os testes iniciais mostram que os tempos de inicialização melhoram de 29% a 41% com esse recurso", disse Liat Ben-Zur, da Microsoft.

Microsoft Edge 89 traz suporte para guias verticais e inicialização mais rápida
Reprodução/Fabio Rosolen

Já para quem utiliza o mecanismo de busca Bing no navegador, a Microsoft está trabalhando para fazer com que a página com os resultados de busca se adapte dinamicamente de acordo com o que é pesquisado. Se o usuário estiver procurando por receitas, por exemplo, o usuário terá informações mais detalhadas como quantidade de calorias por porção, e imagens mais relevantes. A Microsoft confirmou que isso estará disponível incialmente para os usuários nos Estados Unidos já nas próximas semanas:

Continua após a publicidade

Por último, o navegador deve tornar mais fácil para os usuários o acesso e o gerenciamento do histórico de navegação. Com isso ele poderá acessar o histórico rapidamente a partir da barra de ferramentas, não sendo mais necessário ter que perder tempo localizando a opção no menu “Configurações e mais”. Este recurso deve ser disponibilizado ainda este mês.

Usuários do Windows e macOS que ainda não possuem o Microsoft Edge instalado podem fazer o download da versão 89 acessando microsoft.com/edge. Os usuários do Windows também podem instalar o navegador a partir do Windows Update. Quem já tem o Microsoft Edge instalado receberá a atualização para a versão 89 automaticamente.

Fonte: Neowin.net, XDA Developers, The Verge
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.