Representantes da Google prometeram que a gigante da tecnologia não vai adotar um mecanismo de rastreamento invasivo depois de bloquear cookies third-party no navegador Chrome. Segundo eles, a empresa não irá criar ferramentas de identificação alternativas e também se isentará de utilizar em seu browser ferramentas produzidas por outras empresas de publicidade.
Chrome 89 chega com novas configurações de perfil e lista de ...
Nova versão do navegador facilita compartilhar o computador com mais pessoas
Em janeiro de 2020, um porta-voz da Google anunciou que a empresa estaria tomando os mesmos passos da Apple e da Mozilla para aumentar a privacidade dos seus usuários. Para quem não conhecem, os cookies armazenam as suas informações quando você visita um site. Eles podem ser usados para rastrear suas ações em diferentes sites, e então permitir que seus dados sejam vendidos para anunciantes.
Essa decisão foi anunciada um ano depois de executivos da Google anunciarem que a empresa estava desenvolvendo uma série de padrões abertos chamados Privacy Sandbox. De acordo com eles, a ideia surgiu como uma resposta aos usuários que estavam insatisfeitos com a maneira como os anunciantes estavam coletando os seus dados para exibir anúncios.
Depois que Chrome, Firefox e Safari se mexeram para bloquear os cookies, os anunciantes estão buscando novas maneiras de rastrear os usuários. Ferramentas como os gráficos PII – que usam o email dos usuários – estão conquistando os publicitários, mas não se encaixam com as ideias de privacidade da Google.
Fonte: Google/Reprodução
No momento, a Google está testando um método que esconde os usuários individuais dentro de grandes grupos de pessoas com interesses similares. Os executivos da empresa disseram que vão continuar solicitando feedback dos usuários e dos membros da indústria conforme a Privacy Sandbox for eveoluindo.
"Se a publicidade digital não evoluir para lidar com as crescentes preocupações que as pessoas têm sobre a sua privacidade e como a sua identidade pessoal está sendo utilizada, nós estaremos colocando em risco o futuro da internet livre e aberta. É por isso que, no ano passado, o Chrome anunciou a sua intenção de remover o suporte para cookies de terceiros. E é por isso que estamos trabalhando com a indústria no Privacy Sandbox: para criar inovações que protegem a anonimidade, ao mesmo tempo em que entregam resultados para anunciantes e publicitários".
- David Temkin, diretor de privacidade da Google
"Se a publicidade digital não evoluir para lidar com as crescentes preocupações que as pessoas têm sobre a sua privacidade e como a sua identidade pessoal está sendo utilizada, nós estaremos colocando em risco o futuro da internet livre e aberta. É por isso que, no ano passado, o Chrome anunciou a sua intenção de remover o suporte para cookies de terceiros. E é por isso que estamos trabalhando com a indústria no Privacy Sandbox: para criar inovações que protegem a anonimidade, ao mesmo tempo em que entregam resultados para anunciantes e publicitários".
- David Temkin, diretor de privacidade da Google
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: XDA Developers, The Verge