A Microsoft disponibilizou nesta semana o Windows 10 build 21327 para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Dev. Este build traz correções para diversos bugs e novidades como uma versão atualizada do widget Notícias e Interesses, que foi introduzido originalmente em um dos builds anteriores, e a nova fonte Segoe Fluent Icons.
Windows 10 deverá ganhar suporte nativo a aplicativos Android...
Chamado de "Project Latte", ferramenta converteria aplicativos desenvolvidos para o sistema...
O widget estava disponível inicialmente apenas para os usuários nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e índia, mas com o build 21313 ele começou a ser disponibilizado para usuários em mais regiões, incluindo o Brasil. Para quem não sabe, o widget fica localizado na barra de tarefas e exibe notícias e informações sobre o clima na região do usuário.
De acordo com a Microsoft, a versão atualizada do widget Notícias e Interesses presente no Windows 10 build 21327agora utiliza cores para tornar a navegação mais atraente e oferece mais destaque para as imagens dos artigos disponíveis. O gif abaixo compara a versão anterior com a versão atualizada do widget:
Reprodução/Microsoft
Se o usuário clicar no botão Ver mais notícias na parte inferior do widget atualizado no build 21327, ele será direcionado para o feed de notícias que será aberto no navegador. Assim como o widget, o feed de notícias também foi atualizado com mais cores e com cartões maiores que agora exibem trechos dos artigos:
Reprodução/Microsoft
Além disso, os cartões agora também incluem ícones para que os usuários possam “curtir” as notícias ou utilizar emojis como forma de expressão. Com isso o usuário pode usar o emoji de coração como uma forma de dizer que gostou do artigo em vez de dar apenas um “like” nele, por exemplo. Um ponto negativo é que o design atualizado do widget Notícias e Interesses está disponível inicialmente somente para os usuários nos Estados Unidos. Nas próximas semanas ele deve ser disponibilizado para os usuários em outras regiões.
Outra novidade introduzida no Windows 10 build 21327 é a fonte Segoe Fluent Icons, que é baseada na nova linguagem de design Microsoft Fluent Design System. Em áreas do Windows 10 onde a fonte Segoe MDL2 Assets é utilizada, como o aplicativo Configurações e o menu Iniciar, os usuários deverão ver os ícones com novos designs que foram introduzidos com a nova fonte Segoe Fluent Icons:
Reprodução/Microsoft
Outra novidade no Windows 10 build 21327 é que a versão do PowerShell executada por padrão em dispositivos baseados na arquitetura ARM64 agora é a x64 em vez da x86.
Com relação aos bugs corrigidos no build 21327, a lista inclui um que que afeta sistemas com dois monitores e faz com que as miniaturas na barra de tarefas do monitor principal sejam exibidas como retângulos pretos caso ele ofereça suporte para HDR e o monitor secundário ofereça apenas suporte para SDR, um que causa o erro IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL durante a instalação de certos aplicativos, um que pode causar lag quando o usuário utiliza a Xbox Game Bar para gravar gameplay em um monitor com taxa de atualização de 144Hz ou maior e um que pode causar “engasgos” no gameplay caso o usuário utilize mais de um monitor. A lista completa com os bugs corrigidos pode ser vista aqui.
Fonte: Microsoft, Neowin.net