WhatsApp está preparando recurso que permite mandar imagens temporárias
Créditos: WhatsApp

WhatsApp está preparando recurso que permite mandar imagens temporárias

Recurso, no entanto, pode não dar certo por falta de restrições contra screenshots

O WhatsApp enfim está se preparando para implementar um recurso que existe há anos em outros aplicativos de mensagens: a possibilidade de enviar imagens que se apagam sozinhas na conversa. O recurso foi encontrado pelo pessoal do WABetaInfo, testando versões ainda não lançadas do aplicativo do Facebook. Eles divulgaram capturas de tela de como vai funcionar a nova ferramenta:

Como podemos ver nas screenshots, um novo ícone aparece na tela de prévia antes de mandar uma imagem pelo WhatsApp. Ativando esse ícone, o app avisa que a imagem vai sumir quando a pessoa "sair do chat", o que quer dizer que não é um temporizador como acontece na maioria dos outros apps. Em vez disso, a imagem fica disponível enquanto a pessoa manter a janela da conversa aberta, e depois some quando a pessoa sair.

Imagens temporárias também não podem ser salvas usando as opções, como seria de se esperar. Mas tem outra medida de segurança muito importante que parece que o WhatsApp não tomou: impossibilitar capturas de tela.

O pessoal do WABetaInfo não encontrou nada que impossibilitasse um usuário de fazer uma screenshot enquanto ele tem uma dessas imagens temporárias abertas. Não há também um recurso para avisar quem enviou que uma captura de tela foi tirada. 

Essa limitação basicamente inutiliza o novo recurso de imagens temporárias. Não adianta nada manda uma imagem que some depois se a pessoa que está recebendo pode fazer uma captura de tela e a pessoa que enviou nem é avisada disso. E é difícil ter esperanças que este recurso óbvio seria corrigido depois, segundo informa o XDA-Developers.

21/02/2021 às 12:56
Notícia

WhatsApp revela como vai limitar as contas que negarem novas ...

Como seria de se esperar, limitações podem resultar até no fim da sua conta

Continua após a publicidade

O site bem lembra que já temos um recurso parecido com mensagens temporárias em grupos, e o WhatsApp também não restringe que sejam feitas capturas de tela nessas mensagens. Essa é uma ferramenta que existe há mais tempo e o app do Facebook não parece preocupado em implementar essa restrição com screenshots, então espera-se que aconteça a mesma coisa com o envio de imagens.

Então é muito importante ter isso em mente antes de enviar imagens "temporárias" pelo WhatsApp que podem acabar não sendo nada temporárias.

Via: XDA-Developers Fonte: Twitter
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.