MediaTek anuncia seu novo chip para Smart TVs com resolução 4K
Créditos: Reprodução/Gizmochina

MediaTek anuncia seu novo chip para Smart TVs com resolução 4K

Smart TVs equipadas com o chip MT9638 chegarão ao mercado já no segundo trimestre de 2021

A MediaTek anunciou hoje, 3 de março, seu mais novo chipset para Smart TVs com resolução 4K, o MediaTek MT9638. O novo chip oferece suporte para tecnologias baseadas em inteligência artificial como AI Super Resolution (AI-SR), suporte para Variable Refresh Rate (VRR) e para a tecnologia MEMC (Motion Estimation, Motion Compensation), que basicamente adiciona alguns quadros extras para tornar a exibição de conteúdo com baixa taxa de quadros mais suave, graças à sua Unidade de processamento de IA (APU) integrada.

24/02/2021 às 08:37
Notícia

LG vai levar o sistema webOS para Smart TVs de outras marcas

Empresa começou a licenciar sua tecnologia de televisões inteligentes

O novo chipset da MediaTek para Smart TVs também oferece suporte para padrões de conectividade como HDMI 2.1a, HDMI 2.0/1.4 com HDCP 2.2, USB 2.0, USB 3.0 e Wi-Fi 6, suporta painéis com resolução 4K (3840 x 2160) a 60Hz e também suporta diversos padrões de HDR como BBC HLG, HDR10 (SMPTE2084), Dolby Vision, Technicolor/Philips JHDR (ESTI TS 103 433), HDR10+ e China HDR (suporte preliminar).

Com relação ao áudio, o chipset MediaTek MT9638 oferece suporte para decodificação de som Dolby Atmos e DTS Virtual X, e suporta até quatro microfones direcionais. Já os codecs de vídeo suportados por ele incluem AV1, AVS2, HEVC, VP9, H.264 e SHVC para decodificação e H.264 para codificação. O novo chipset também deve suportar a integração de assistentes digitais acionadas por voz em Smart TVs para que os usuários possam controlá-las diretamente.

MediaTek anuncia seu novo chip para Smart TVs com resolução 4K
Novo chipset MediaTek MT9638 para Smart TVs 4K oferece suporte para tecnologias como 
AI Super Resolution (AI-SR), Variable Refresh Rate (VRR) e MEMC (Motion Estimation, Motion Compensation)
(Reprodução/MediaTek)

Com relação às especificações do próprio chipset, a MediaTek confirmou que ele possui quatro núcleos ARM Cortex-A55 com arquitetura 64 bits e clock de até 1,5GHz, GPU ARM Mali-G52 MC1, a já mencionada APU para os recursos de inteligência artificial e suporta até 3GB de memória RAM.

As primeiras Smart TVs equipadas com o novo chipset MediaTek MT9638 começarão a chegar ao mercado já no segundo trimestre de 2021. "O novo MT9638 continua nosso legado como o fornecedor número 1 de chips de Smart TVs, trazendo aos consumidores incríveis experiências de IA, multimídia, jogos e entretenimento em 4K com alta qualidade", disse Alex Chen, Gerente Geral da Unidade de Negócios de TV da MediaTek.

Via: Gizmochina, XDA Developers Fonte: MediaTek
User img

Fabio Rosolen

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.