Bots estariam impulsionando euforia por ações da GameStop nas redes sociais
Créditos: GameStop

Bots estariam impulsionando euforia por ações da GameStop nas redes sociais

Outros ativos que estão na moda também seriam alvos das contas automatizadas

Dezenas de milhares de bots estariam falando sobre ações da GameStop e de outros ativos que viraram memes. A informação vem da empresa americana de cyber segurança PiiQ Media e foi publicada pela Reuters.

O pente fino foi feito em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Entretanto, a análise não utilizou informações do Reddit, epicentro do movimento que é acusado de manipular os preços dos ativos.

Segundo a empresa, as contas automatizadas estariam movimentando palavras chaves como "Hold the Line" ("segure a linha de tendência") e "GME" (código das ações da GameStop na bolsa).Os especialistas afirmam ainda que milhares de contas falsas podem ser compradas por até US$ 200.

O conjunto de informações sugere que agentes econômicos domésticos ou estrangeiros estariam se organizando para incentivar a euforia dos especuladores.

CEO do Reddit, Steve Huffman não acredita que bots e contas falsas da rede que comanda não teriam papel relevante nas altas, considerando o movimento orgânico. Aaron Barr, CTO e cofundador da PiiQ, acredita que o mesmo padrão das outras plataformas seria observado, por sua vez.

(Steve Huffman, CEO do Reddit - Créditos: YouTube, Canal Axios)

Mesmo confirmando-se a existência de bots e contas falsas dedicadas a manipular mercado, não está claro o poder de influência que eles tiveram no rally das ações da GameStop.

Continua após a publicidade

Uma comissão a nível federal está estudando grupos que visam inflar os preços de ações nos EUA. Além disso, as negociações desses ativos chegaram a ser suspensas em determinados momentos para evitar movimentos artificiais.

Apesar dos possíveis problemas legais, os últimos meses têm sido marcados por grandes variações nos preços de ativos causadas por frenesi nas redes sociais. E o bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, está surfando esta onda.

Após impulsionar as ações da GameStop e fazer o preço do Dogecoin disparar, ele parece ter adotado o Bitcoin e usou o caixa da Tesla para comprar o equivalente a US$ 1,5 bilhões da criptomoeda.

Via: Engadget Fonte: Reuters
User img

Odir Brüggmann Filho

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.