Governo Biden deve manter decisões de Trump sobre empresas chinesas
Créditos: iStock

Governo Biden deve manter decisões de Trump sobre empresas chinesas

Novas sanções seguem em análise mesmo contrariadas até mesmo por empresas americanas

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode manter regras comerciais agressivas a empresas chinesas, ordens que foram impostas ainda durante o governo de Donald Trump. Segundo a Reuters, o Departamento de Comércio dos EUA afirmou que caminha para seguir as ordens deixadas pelo governo anterior. Sendo assim, ao que tudo indica, a administração de Biden não deve mudar o que já foi decidido até o momento.

Sabíamos desde janeiro que as chances de uma mudança de postura nesta questão eram baixas, já que as declarações dadas sobre o assunto não mencionavam grandes ideias. A novidade agora está no comportamento das empresas americanas, grupos empresariais se uniram para apoiar o livre comércio com fabricantes chinesas e contestam as decisões.

A Câmara de Comércio dos EUA e grupos representantes das principais indústrias compartilharam uma posição contrária às restrições. De acordo com a carta enviada ao governo, estas obrigações impostas são de autoridade quase ilimitada, dá poder de intervenção ao estado em qualquer transação comercial entre empresas americanas e chinesas. Isso acaba ferindo princípios básicos de mercado.

EUA pode adicionar mais medidas de
restrição a exportações para a China

Também o grupo Business Roundtable, que representa os principais chefes do executivo dos EUA, disse que a proposta é impraticável para empresas americanas em sua forma atual.

Poucos dias antes de deixar o cargo, o governo Trump lançou uma série de normas alertando que diversas empresas chinesas de tecnologia estariam espionando o país. Tais normas entrariam em vigor 60 dias após serem abertas para comentários públicos. Agora, o Departamento de Comércio dos EUA marcou uma data para o fim desta discussão, até o dia 22 de março o assunto poderá ser debatido.

Em comunicado, o departamento reforça que informações confiáveis envolvendo tecnologia e serviços de comunicação são essenciais para a segurança nacional e econômica, continuam sendo prioridade para o governo de Biden Harris.

Via: Gizmochina Fonte: Reuters
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.