Intel comemora 10 anos de sua conexão Thunderbolt em 2021
Créditos: Intel

Intel comemora 10 anos de sua conexão Thunderbolt em 2021

Tecnologia foi criada para oferecer energia e troca de dados em alta velocidade

A Intel comemora 10 anos de sua conexão Thunderbolt em 2021, então preparou um infográfico para destacar as principais qualidades e funções da tecnologia. Conforme a empresa explica, a Thunderbolt foi criada em 2011 para oferecer transferência de energia, vídeo e alto volume de dados com grande velocidade numa conexão só, pequena e prática.

Uma das principais vantagens da Thunderbolt, além da velocidade, é sua escalabilidade, que permite ligar dispositivos em cadeia e todos se comunicarem entre si sem perder performance. No início, o principal uso da Thunderbolt era voltado para o segmento profissional e usuários que buscavam a mais alta performance. A conexão se popularizou muito no uso de docks com componentes externos que podem ser facilmente ligados ao computador ou notebook.

08/07/2020 às 16:24
Notícia

Novo padrão Thunderbolt 4 da Intel não é mais rápido que o Th...

Prometendo conector "verdadeiramente universal", novo padrão oferece velocidades de até 40Gbps

Esses docks ficaram populares porque permitem, por exemplo, ligar vários SSDs em performance sincronizada, num formato conhecido como RAID. Também é possível ligar uma placa de vídeo num desses docks, algo especialmente vantajoso num notebook que não tem espaço para uma placa de vídeo no formato desktop tradicional. Esses usos são possibilitados pela alta velocidade e taxa de transferência de dados da Thunderbolt.

Neste ano, a Thunderbolt chega à sua quarta geração, que vai funcionar de maneira muito próxima à quarta geração do USB também, o que deve ajudar na sua popularização. Segundo a Intel, a Thunderbolt 4 suporta dois displays 4K ao mesmo tempo enquanto carrega o notebook, tudo em simultâneo. Ela se conecta no mesmo formato Type-C do USB, então um notebook ou computador pode ter apenas essa conexão e ser compatível com cabos USB 4 ou Thunderbolt 4, o que ajuda muito a economizar espaço principalmente.

Fonte: TechPowerUp
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.