Nikon cria sensor CMOS de 1" que captura vídeo HDR a 1.000 fps
Créditos: Nikon/Divulgação

Nikon cria sensor CMOS de 1" que captura vídeo HDR a 1.000 fps

Peça de 17,84 MP tem formato quadrado e oferece alcance dinâmico de 110 dB

A fabricante japonesa Nikon anunciou que desenvolveu um novo sensor CMOS de 1 polegada que é capaz de capturar vídeo em HDR a 1.000 quadros por segundo. Trata-se de uma peça de hardware quadrada com 17,84 MP de resolução, e que será fundamental para a empresa reduzir a sua dependência na rival Sony.

29/01/2021 às 16:09
Notícia

Canon divulga relatório de vendas do ano fiscal de 2020

A empresa teve aumento de 49,1% no lucro; o esperado era 5,9%

A Nikon geralmente usa sensores da sua concorrente japonesa para as suas câmeras de fotografia e de vídeo, mas ocasionalmente a firma também cria suas próprias soluções. Um dos melhore exemplos disso é o novo sensor CMOS de 1 polegada, que chega oferecendo uma captura de alta velocidade com uma alcance dinâmico impressionante.

Quando está operando numa taxa de quadros de 1.000 fps, esse novo sensor é capaz de oferecer um dynamic range de 110 dB. Caso você use-o numa câmera para vídeos de 60 quadros por segundo, ele é capaz de registrar uma taxa de 134 dB.

O sensor possui um total de 17,8 milhões de pixels, cada um com tamanho de 2,7 um. Em termos de resolução final, isso resulta em vídeos ou imagens de 4224 x 4224 pixels – o suficiente para criar conteúdo em UHD 4K.


Fonte: Nikon/Divulgação

A Nikon ainda não confirmou para que tipo de produto está projetando o seu sensor. De acordo com o site DP Review, o seu formato quadricular sugere que ele será usado dentro do campo industrial.

Uma das principais suspeitas para essa aplicação seria a indústria automotiva, que costuma utilizar câmeras desse tipo para uma série de finalidades. Mas isso tudo indica que dificilmente veremos o novo sensor CMOS de 1" da Nikon numa câmera para entusiastas tão cedo.

Continua após a publicidade

A primeira vez que esse sensor foi apresentado de maneria pública foi na International Solid-State Circuits Conference (ISSC) – em português: Conferência Internacional de Circuitos de Estado Sólido. Essa apresentação foi realizada em San Fransisco, nos EUA, no dia 15 de fevereiro de 2021.

Agora que conseguiu desenvolver um sensor desse tipo para vídeos em 4K, a Nikon vai focar seus esforços de desenvolvimento na criação de uma peça capaz de capturar imagens em 8K e 1.000 fps.

Via: DP Review Fonte: Nikon
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.