Empresa consegue autorização da ANAC para operar vários drones com um único piloto
Créditos: Phoenixns (Shutterstock)

Empresa consegue autorização da ANAC para operar vários drones com um único piloto

Estúdio de fotografia pode abrir importante precedente para o uso profissional de drones

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu nessa semana uma autorização temporária para que um único piloto possa operar diversos drones simultaneamente. E são muitos drones mesmo: 400, conforme a requisição feita pela DF Studio Fotografia Profissional. Trata-se de uma autorização temporária e específica para uma empresa, mas abre um precedente interessante para o uso profissional de drones.

Atualmente no Brasil é exigido que cada voo de drone seja operado por um piloto remoto, como determina o parágrafo E94.107(b) do RBAC-E nº 94. Mas tecnologias recentes e avançadas das aeronaves não tripuladas já permitem que elas façam grande parte de seus trajetos de maneira completamente autônoma, exigindo apenas uma supervisão contra imprevistos. A fim de realizar um projeto não divulgado, a DF Studio Fotografia fez um pedido para que pudesse trabalhar com uma exceção.

A decisão da isenção temporária foi deferida pelo diretor-presidente da ANAC, exigindo que sejam observadas algumas diretrizes. O operador vai precsar seguir os procedimentos estabelecidos no Manual de Operações, obedecer a distância de trinta metros de pessoas não envolvidas no projeto e não anuentes, além de obedecer todas as outras autorizações necessários de órgãos públicos envolvidos na regulamentação de drones.

Apesar da decisão especificamente voltada para uma única empresa - e temporária - é mais provável que a partir dela veremos cada vez mais companhias pedindo por isenções parecidas para operar seus drones em determinadas situações. Esse é o tipo de pressão que pode levar a uma flexibilização futura da regra.

22/02/2021 às 16:14
Notícia

Empresa desenvolve drone para coletar frutas - veja vídeo

Drones usam inteligência artificial para identificar frutas maduras para colheita

É uma realidade antiga que a tecnologia evolui num ritmo muito difícil de ser acompanhado pela regulamentação, que costuma ser conhecida por sua morosidade. Conforme a inteligência artificial dos drones evoluir e suas possibilidades de uso aumentarem, esse tipo de pedido vai ter que ser feito cada vez mais vezes pelas empresas interessadas em aproveitar esses novos recursos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: MundoGEO
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.