Conheça o Framework Laptop, um notebook modular que permite upgrades!
Créditos: Framework

Conheça o Framework Laptop, um notebook modular que permite upgrades!

Projeto facilita a troca não só das peças internas, mas até das conexões

Uma das maiores desvantagens dos notebooks em relação aos computadores tradicionais é a impossibilidade de trocar muitas de suas partes para realizar consertos e upgrades. Ao longo dos anos, várias empresas tentaram oferecer uma solução para isso, e agora temos a mais recente delas, o Framework Laptop. O notebook promete facilitar o processo de trocar não apenas seus componentes internos, mas até suas conexões e portas externas com uma nova solução criada pela empresa.

O Framework Laptop é o primeiro produto da Framework, estabelecida totalmente em torno do produto. Um dos principais diferenciais do notebook é o sistema chamado "Expansion Card" criado pela companhia para facilitar a troca das conexões presentes no notebook. Existem quatro baias que podem ser usadas para colocar uma conexão USB de diferentes tipos, ou uma HDMI, ou DisplayPort e assim vai. Você pode comprar o notebook de um jeito e, conforme a necessidade mudar, comprar um desses Expansion Cards e trocar a porta HDMI por uma DisplayPort, por exemplo.

O notebook é um produto entusiasta, como podemos perceber até pela sua proposta. Apesar da sua proposta de facilitar a troca de partes, ele não oferece tantas opções para sua configuração inicial na primeira compra. Ele vem da fábrica com componentes um tanto high-end:

- Display: 13,5'' com resolução 2256 x 1504
- Processador Intel de 11ª Geração
- Até 64GB de RAM e 4TB de armazenamento NVMe
- Bateria de 55Wh
- Webcam de 1080p com até 60fp
- Suporte a Wi-Fi 6E

A modularidade do Framework Laptop pode ser interessante não apenas para comprar partes melhores para ele, mas para substituir as que quebrarem também. Por isso que as partes mais usadas, como a tela e o teclado, contam com um encaixe magnético para facilitar ainda mais a troca. Cada componente tem um QR code, e você pode escanear para comprar um novo no site da Framework de maneira simples.

O notebook pode ser comprado montado com Windows 10 Home ou Pro, ou pode ser comprado desmontado pra você mesmo montar e instalar um sistema operacional à sua escolha. Ele começa a ser vendido no meio do ano e a Framework ainda não divulgou o preço.

Fonte: Neowin
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.