NASA divulga imagens de misterioso buraco com 180 metros de diâmetro em Marte
Créditos: NASA

NASA divulga imagens de misterioso buraco com 180 metros de diâmetro em Marte

Buraco pode ser parte de uma cadeia de túneis originados pelo magma

A NASA divulgou imagens de um profundo e misterioso abismo em Marte que chamou a atenção também pelo seu tamanho. As imagens foram capturadas em 24 de janeiro pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO - Orbitador para reconhecimento de Marte) e mostram com bastante detalhe o buraco de 180 metros de diâmetro que agora está sendo estudado pelos cientistas da agência.

A pesquisa da agência espacial aponta para uma teoria de que o buraco poderia ter sido formado por uma rede de túneis originados por magma correndo em alta velocidade. Essa ideia vem de uma comparação com um fenômeno assim que pode ser observado aqui na Terra, no parque nacional de vulcões do Havaí.

Na imagem acima o buraco aparece em sua visualização "normal", como seria observado a olho nu, e do lado uma versão usando a tecnologia HiRISE do MRO, que permite mudar os níveis de brilho dos pixels capturados dentro do abismo para se ter uma noção melhor de sua estrutura.

É usando essa segunda imagem que os cientistas observaram que parece que perto do fundo pode ser observada areia mais suave e descidas que se encaminham para o sudeste do abismo. Daí vem a teoria de que ele faz parte de uma rede de túneis.

24/02/2021 às 11:57
Notícia

Primeiras imagens em alta qualidade de Marte são divulgadas

Entenda porque a primeira captura foi em preto e branco

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que a NASA observa um buraco desse tipo em Marte, e os cientistas estudam há tempos a teoria de uma rede de túneis formados por magma. A resposta para avançar essa pesquisa estaria numa tecnologia cada vez mais popular na casa das pessoas: drones.

A NASA já anunciou que está trabalhando em drones para levar ao planeta vermelho, e eles serão a melhor opção para se aventurar em abismos que sondas como a Mars Rover não teriam condições de encarar.

Via: Futurism Fonte: UA HiRISE
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.