Primeiras imagens em alta qualidade de Marte são divulgadas
Créditos: Divulgação/NASA

Primeiras imagens em alta qualidade de Marte são divulgadas

Entenda porque a primeira captura foi em preto e branco

Leitura Rápida

  • A NASA acaba de liberar as imagens em alta resolução de Marte
  • As capturas foram feitas pelo Rover Perseverance, que chegou ao solo do planeta vermelho há poucos dias
  • A primeira foto já havia sido mostrada, mas ainda em baixa resolução
  • O robô deve fazer mais coletas e conseguir mais dados nos próximos dias

O rover Perseverance da NASA chegou à Marte no último dia 18 de fevereiro. A primeira captura feita pelo robô foi divulgada em preto e branco, com baixa resolução. A Agência prometeu que, posteriormente, seriam enviadas fotos com qualidade superior. Isso já aconteceu e o planeta vermelho pode ser visto na Terra com maior riqueza de detalhes. 

NASA (mais imagens de Marte) - Site oficial 

A primeira foto divulgada foi a primeira impressão que não somente o público teve de Marte, como também os cientistas e pesquisadores do projeto. O Perseverance aterrissou na cratera Jazero, mostrando as primeiras imagens obtidas pela HazCams, que são as chamadas câmeras de prevenção de riscos, em tradução livre. Essas lentes são instaladas para monitorar o terreno. 

18/02/2021 às 17:28
Notícia

Rover Perseverance da NASA chega a Marte; assista ao pouso ao...

Robô chega ao Planeta Vermelho após viajar por quase sete meses

A NASA explica que "as HazCams detectam perigos no caminho frontal e traseiro do robô, como grandes rochas, valas ou dunas de areia. Os engenheiros também usam as HazCams frontais para ver onde o braço robótico pode se mover para fazer medições, tirar fotos e coletar amostras de rocha e solo". Outro fator que diminuiu a qualidade das capturas é o fato das tampas de proteção ainda não terem sido totalmente removidas no momento do pouso.

Além das seis HazCams o rover também é equipado com outras 23 câmeras. Nove delas são desenvolvidas especificamente para engenharia, sendo sete para os pesquisadores e cientistas, incluindo as seis Hazcams, responsáveis pela primeira miniatura do solo de Marte. 

Continua após a publicidade

As capturas do Perseverance são enviadas para a Terra via as três antenas instaladas. Cada uma delas tem um propósito diferente. Elas são chamadas pela NASA de "ouvidos e voz" do rover. Para estabelecer a comunicação entre robô e pesquisadores é usada a antena de Frequência Ultra-Alta (UHF). O sinal é enviado para orbitadores da Agência, próximos a Marte e, somente depois, chegam ao controle da missão na Terra. 

Isso significa que o envio não é instantâneo. "Em geral, um sinal de rádio leva entre cinco e 20 minutos para percorrer a distância entre Marte e a Terra", explica a NASA. Os próximos dias ainda mais informações serão enviadas para a Terra, conseguindo alimentar os dados disponíveis de Marte. O foco é explorar ambientes antigos, para procurar vestígios de vida no planeta vermelho. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: CNN
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.