NASA libera vídeo com áudio mostrando pouso do rover Perseverance em Marte
Créditos: NASA/Divulgação

NASA libera vídeo com áudio mostrando pouso do rover Perseverance em Marte

Mais de 30 GB de dados foram coletados

A NASA recentemente liberou vários vídeos e imagens do pouso do rover Perseverance em Marte, mostrando detalhes de como foi a entrada do andarilho na atmosfera marciana, marcando uma das melhores e incríveis séries de capturas audiovisuais do planeta vermelho que temos até o momento - incluindo capturas com áudio.

Os times do laboratório de propulsão a jato da NASA, na California, obtiveram mais de 30 gigabytes de dados sobre o pouso, contando com 23 mil imagens. 

Quando o rover entrou na atmosfera de Marte semana passada, o robô estava mais que preparado: Perseverance contava com quatro câmeras, um 'casco' protetor para aguentar a pressão atmosférica e um sistema de propulsores chamado "Skycrane" para desacelerar sua entrada no planeta.

As câmeras foram estrategicamente posicionadas para capturar a descida de todos os ângulos possíveis, contando com duas câmeras na laterais, uma mais abaixo para filmar a descida e outra acoplada ao casco, filmando a parte de cima. 

A companhia responsável pelas câmeras acopladas ao rover são da empresa FLIR. Dave Gruel, engenheiro responsável pelo sistema EDL de câmeras das missões de Marte em 2020, afirma que "você pode comprar a mesma câmera pela internet", comentando que quase nenhuma modificação foi feita para o sistema do Perseverance. Allen Chen, um dos líderes do projeto, disse "posso assistir a esses vídeos por horas e continuar achando coisas novas". 

Continua após a publicidade

O microfone acoplado ao rover também permitiu capturar o som proveniente da atmosfera e da superfície do planeta - inclusive da brisa de vendo que percorre Marte. O time encarregado do Perseverance prepara para analisar esses e mais toneladas de dados coletados do pouso e do caminho que o rover pretende percorrer a partir de agora. O time também está analisando de perto os sistemas e a saúde geral do robô. 

Via: The Verge
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.