Android 12 traz recurso de usabilidade escondido inspirado pela Samsung One UI
Créditos: Samsung/Divulgação

Android 12 traz recurso de usabilidade escondido inspirado pela Samsung One UI

Ao arrastar o dedo para baixo, elementos ficam mais perto da parte inferior da tela

A versão de prévia do sistema operacional para dispositivos móveis, Android 12, já está disponível para os desenvolvedores, e chama a atenção por trazer um recurso de usabilidade escondido é inspirado na Samsung One UI. Essa funcionalidade permite que você faça um gesto de arrastar para baixo em certos menus, trazendo as opções para a parte inferior da tela.

21/02/2021 às 13:49
Notícia

Prévia do Android 12 confirma novos recursos e mudanças na in...

Os desenvolvedores já têm acesso a uma versão inicial do próximo upgrade do sistema

Esse é um recurso que tem grande utilidade num mercado onde os smartphones estão cada vez mais altos, com proporções de tela de 20:9 ou até 21:9. A funcionalidade foi implementada pela Samsung junto da introdução da tela infinita aos seus aparelhos – momento em que ficou quase impossível para a maioria dos usuários alcançar todo o display com apenas uma mão.

A descoberta foi feita por Mishaal Rahman, da equipe do site XDA Developers. Para ativar a função, é necessário usar o comando ADB Shell no Android 12 Developer Preview.

Assim que você usa o recurso, o tamanho da fonte do cabeçalho do aplicativo é aumentado, enquanto um espaço vazio é criado na parte superior da tela. Do mesmo modo que acontece na One UI, esse design é responsivo – isso significa que o tamanho da fonte do cabeçalho volta ao normal quando você rola a tela para baixo novamente.


Fonte: XDA Developers/Reprodução

A aparição da funcionalidade aqui não é garantia de que veremos essa funcionalidade na versão final e estável do Android 12. A Google possui um longo histórico de adicionar funcionalidades nas prévias de desenvolvedor para então removê-las antes do lançamento. Um dos fatores que mais indicam que isso pode acontecer é que a empresa não deixou o recurso ativado por padrão.

Continua após a publicidade


Fonte: WCCF Tech/Reprodução

Esse recurso é diferente do modo "one-handed" do Android, que deverá permitir que a tela inteira seja encolhida. O objetivo de ambas as funcionalidades é facilitar o uso do celular com apenas uma mão, mas elas fazem isso de jeitos diferentes.


Fonte: XDA Developers/Reprodução

A Google está implementando alguns outros recursos para evitar que os usuários precisem usar as duas mãos o tempo todo. Um deles envolve trazer as barras de pesquisa um pouco mais para baixo da tela. Outras novidades do tipo são esperadas com as próximas atualizações do sistema operacional.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers, WCCF Tech
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.