Clubhouse confirma falha de segurança que levou a vazamento de áudios privados
Créditos: Yuki Kohara/Asia Nikkei

Clubhouse confirma falha de segurança que levou a vazamento de áudios privados

Usuário conseguiu publicar mensagens privadas da rede social em um site na internet

O aplicativo Clubhouse está enfrentando uma grande polêmica envolvendo segurança e privacidade. Nesta semana, a rede social de áudios confirmou ao Bloomberg que alguns grupos da plataforma sofreram com vazamentos de mensagens privadas.

De acordo com a publicação, um usuário conseguiu burlar os sistemas de segurança da rede social e obteve áudios de grupos privados do Clubhouse. Logo em seguida, as informações eram republicadas em um site aberto na internet.


Site responsável por vazar informações publicadas no Clubhouse. (Imagem: Silicon Age/Reprodução)

A empresa forneceu alguns esclarecimentos sobre o caso e disse que o usuário responsável pelo vazamento foi banido de maneira permanente da rede social. Segundo a companhia, o incidente também serviu para a empresa intensificar a segurança da plataforma.

Entenda o problema

O usuário em questão fez um site em chinês que conseguia capturar as mensagens compartilhadas dentro de grupos privados do Clubhouse. Como as mensagens eram compartilhadas de maneira limitada, o conteúdo não deveria sair da rede social.

Segundo os especialistas de segurança da empresa SIO, o responsável pelo vazamento conseguiu realizar a ação utilizando um kit de desenvolvimento JavaScript similar ao utilizado na criação do aplicativo da rede social. Vale lembrar que a firma é a mesma que revelou ligações do Clubhouse com a companhia chinesa Agora Inc, que cuida de algumas partes dos bastidores do aplicativo.


(Imagem: Christoph Dernbach/Getty Images/PCMag)

A relação da rede social com uma empresa da China levantou debates nos Estados Unidos sobre a segurança da rede social, já que a Guerra Comercial entre as nações continua firme e forte, e um dos principais pontos do embate é a segurança de informação e espionagem. A empresa respondeu ao assunto dizendo que está trabalhando em formas de trazer criptografias e bloqueios para garantir que as informações de usuários não serão armazenadas em servidores chineses.

A Agora Inc também lançou um comunicado sobre o assunto e disse que não acessa ou compartilha dados identificáveis de usuários. Além disso, a firma também comentou que não libera para o governo chinês as informações de pessoas que vivem fora do país.

Continua após a publicidade

O Clubhouse é um aplicativo de grupos que só aceita publicações em áudio. Atualmente, a plataforma está disponível somente no iOS e novos usuários podem ser adicionados via convites, o que torna o acesso bastante limitado.

Via: Neowin, The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

DEU RUIM!!! Drone DJI AIR 2S bateu e quebrou durante testes do ActiveTrack + APAS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.