Versão estável do HarmonyOS 2.0 chega a celulares topo de linha em abril de 2021
Créditos: Huawei/Divulgação

Versão estável do HarmonyOS 2.0 chega a celulares topo de linha em abril de 2021

Sistema operacional estará disponível para Huawei Mate X2 e outros flagships

A versão estável do sistema operacional da Huawei para dispositivos móveis, o HarmonyOS 2.0, deverá finalmente chegar a alguns dos celulares topo de linha da fabricante em abril de 2021. Representantes da fabricante já confirmaram que o software será disponibilizado para o Mate X2, e que também poderá ser baixado em outros flagships.

26/12/2020 às 14:04
Notícia

Huawei lança beta do HarmonyOS 2.0 que ainda é baseado em And...

Empresa pretende criar seu sistema operacional independente, mas arquivos do novo beta mostram influê...

Apesar disso, ainda não há uma confirmação oficial de quais celulares serão esses. De acordo com o site Gizmo China, é provável que o Huawei P50 seja o primeiro smartphone do mercado a vir com o HarmonyOS de fábrica.

Site oficial: Huawei HarmonyOS

O próximo celular dobrável da fabricante chinesa também deverá entrar na lista de dispositivos lançados com o novo sistema operacional. Ainda não há confirmação de qual será o novo desse aparelho, mas é sabido que ele chegará ao mercado ainda em 2021.

Até o mês de abril, porém, quem possui um Huawei Mate X2 provavelmente terá que se contentar em usar o aparelho com a skin EMUI 11.0. O dispositivo ainda está no Android 10, apesar da versão 11 ter chagado em setembro de 2020.


Fonte: Huawei/Reprodução

O HarmonyOS 2.0 servirá como uma espécie de infraestrutura que permitirá à empresa se posicionar de maneira mais aprofundada no mercado de Internet das Coisas (IoT). Esse era o objetivo primário da versão inicial do sistema operacional, que chegou primeiro para SmartTVs.

Continua após a publicidade

Desde então, porém, a fabricante chinesa lançou um kit de desenvolvimento de software (SDK) para o sistema e um kit de ferramentas para os desenvolvedores. No momento, o HarmonyOS 2.0 está passando por testes beta para correção de bugs e erros.

A Huawei anunciou em setembro de 2020, durante a Huawei Developer Conference (HDC) que iria trazer o HarmonyOS para os seus celulares. A chegada do sistema em abril de 2021 será o passo final da transição da companhia para um ecossistema próprio – algo que apenas a Apple possui hoje nesse mercado.

O lançamento do HarmonyOS é a maneira que a Huawei encontrou de manter a sua divisão de celulares viáveis após os embargos que sofreu do governo dos Estados Unidos. Novos celulares da empresa estão impedidos de usar os Serviços do Google Mobile (GMS), que são necessários para rodar os aplicativos da Google e até mesmo a própria Play Store.

Via: Gizmo China, Tech Radar
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.