Prévia do Android 12 confirma novos recursos e mudanças na interface
Créditos: Android Police

Prévia do Android 12 confirma novos recursos e mudanças na interface

Os desenvolvedores já têm acesso a uma versão inicial do próximo upgrade do sistema

O Android 12 deu mais um passo importante nessa semana no rumo para seu lançamento. Agora o sistema está na sua fase de prévia para desenvolvedores, em que um público selecionado que cria aplicativos para a plataforma conseguem um acesso antecipado à atualização para testarem seus novos recursos. Sendo assim, diversas novidades estão sendo divulgadas e confirmadas a respeito da nova versão do sistema operacional da Google.

Neste post vamos destacar algumas, começando pelo modo de uso com apenas uma mão, que chegou a vazar anteriormente e agora teve uma confirmação. Esse modo não foi disponibilizado de maneira operacional na prévia, mas um dos desenvolvedores conseguiu destravar a função, e ficou decepcionado ao descobrir que é basicamente apenas um jeito de abaixar a tela verticalmente pra ficar tudo mais ao alcance do seu dedão.

Outra novidade interessante que merece destaque é um modo picture-in-picture, que parece ter surgido como uma resposta à tendência de celulares terem telas cada vez maiores. Com o Android 12 será possível destacar um vídeo, por exemplo, e deixar ele rodando por cima da tela numa janela flutuante, que você pode arrastar para onde quiser e mudar de tamanho.

Falando nas novidades de mídia, o Android 12 traz também um novo menu que vai deixar o usuário escolher quais apps podem ativar controles de mídia na barra de notificações.

A interface não sofreu mudanças muito radicais, mas teve sim alterações. São pequenas mudanças e melhorias. O tema escuro, por exemplo, parece não deixar mais os quadros completamente pretos, mas sim uma cor bem aproximada, talvez para oferecer um contraste um pouco mais sutil com as outras cores.

Continua após a publicidade


(Créditos: Android Police)

Outras novidades interessantes são a possibilidade de ativar uma soneca para as notificações de apps e um modo mais fácil de ativar a emergência. Você pode usar o Android 12 para pedir por socorro apertando cinco vezes seguidas o botão de ligar e desligar o celular, sem precisar entrar num menu. Isso ajuda muito a pedir por ajuda de maneira mais discreta, se for necessário.

O Android 12 não tem ainda uma data firmada para chegar, mas o mais provável é que seja lançado junto com o próximo Pixel, em algum momento do segundo semestre deste ano.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

DJI FPV Drone - Drone HÍBRIDO é VELOZ e FURIOSO, mas DOMÁVEL!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.