A atualização mais recente dos termos e condições de uso do WhatsApp causou uma grande polêmica entre as pessoas mais preocupadas com sua privacidade, devido aos novos dados de uso que seriam colhidos e enviados ao Facebook. O barulho foi tanto que o aplicativo de mensagens decidiu adiar a implementação das mudanças. Adiar, não cancelar. É por isso que, agora, o WhatsApp está divulgando o que vai acontecer com as contas de quem optar por não aceitar as novas condições de uso.
O update agora vai acontecer no dia 15 de maio, momento em que o aplicativo vai lhe pedir para aceitar as novas condições. Quem negar não vai perder o acesso ao app imediatamente, mas vai ser quase como se tivesse perdido. Durante algumas semanas, você ainda vai ser capaz de receber chamadas e notificações de mensagens, mas não será mais possível ler essas mensagens recebidas, nem enviar novas.
A equipe do WhatsApp, no entanto, não explicou o que acontece depois dessas primeiras semanas de acesso restringido. O pessoal do GSMArena levanta a possibilidade da conta ser apagada, devido a uma outra política do aplicativo que determina o encerramento de contas que estejam inativas por mais de 120 dias. Se o WhatsApp considerar que uma conta restringida pela não aceitação dos termos é uma conta inativa, então essa conta realmente vai correr o risco de ser apagada.
Nova politica de privacidade do Whatsapp - O que muda? Preci...
O WhatsApp vai alterar a forma como trata os dados dos usuários a partir de 8 de fevereiro de 2021
A polêmica com a atualização dos termos do WhatsApp, na verdade, serviu muito pra ilustrar como a maioria dos usuários da plataforma não sabe a quantidade de dados que o serviço de mensagens já compartilha com o Facebook.
A mudança nos termos de uso adiciona a autorização a compartilhar dados obtidos de pagamentos e transações no WhatsApp para o Facebook. Mas a divulgação dessa mudança fez muitas pessoas se atentarem ao número de dados que já é compartilhado. Praticamente toda informação que o WhatsApp obtém de você vai para o Facebook. E isso deveria ser óbvio, afinal de contas, foi justamente para conseguir esses dados que o Facebook investiu US$ 16 bilhões na compra do WhatsApp em 2014.
Fonte: GSMArena