Ingenuity, primeiro drone a pousar em Marte, fará voo-teste em 19 de março
Créditos: Divulgação/NASA

Ingenuity, primeiro drone a pousar em Marte, fará voo-teste em 19 de março

O pequeno helicóptero pousou no planeta junto com o Mars Rover Perseverance, no dia 18

18/02/2021 às 17:28
Notícia

Rover Perseverance da NASA chega a Marte; assista ao pouso ao...

Robô chega ao Planeta Vermelho após viajar por quase sete meses

Além de o Mars Rover Perseverance ter pousado em Marte na quinta-feira (18), ele levou um “brinde”: o drone interplanetário Ingenuity. Além disso, se a missão seguir o planejamento, o Ingenuity fará o primeiro voo da história em outro planeta no dia 19 de março.

O objetivo principal de incluir o pequeno helicóptero na viagem é testar se é possível utilizar drones em Marte, o que pode contribuir para mais investigações no futuro utilizando drones. De toda forma, o limite de duração dos voos de teste será de 90 segundos e a distância máxima será de 300 metros

O Ingenuity pesa, na Terra, 4 libras ou 1,8 quilograma e possui uma envergadura de 6 pés ou 1,8 metro. Os engenheiros da NASA, em entrevista ao portal IEEE Spectrum, declararam que o equipamento utiliza um processador Qualcomm Snapdragon 801 e sistema operacional Linux.

Pela primeira vez desde o pouso na quinta-feira, o drone fez contato com a NASA através do Rover. A conta oficial do Perseverance no Twitter publicou um GIF dizendo que o helicóptero estava sendo carregado, porém em breve irá se conservar apenas com a energia advinda dos painéis solares.

Continua após a publicidade

A publicação comunica ainda que, se o Ingenuity sobreviver às noites brutalmente frias de Marte, a equipe fará a primeira tentativa de voo. Segundo o tweet, a temperatura à noite no planeta pode chegar a -130 graus Fahrenheit (-90 graus Celsius).

Ao longo do período de 31 dias, há cinco voos de teste programados pela equipe da missão. A questão principal agora, depois de sobreviver ao ambiente gelado, é encontrar um bom local para pouso — o que será trabalho do Mars Rover.


Divulgação/NASA

O primeiro voo, planejado para 19 de março, terá uma duração de apenas 20 segundos contínuos. De acordo com a NASA, se esse primeiro teste tiver bons resultados, "mais de 90% dos objetivos do projeto terão sido alcançados".

Para mais informações sobre o helicóptero Ingenuity, acesse este artigo da NASA.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Drone XL, NASA, CNN, IEEE Spectrum
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.