Samsung anuncia novo tipo de memória com IA e promete performance dobrada
Créditos: Samsung

Samsung anuncia novo tipo de memória com IA e promete performance dobrada

Nova geração de memórias HBM promete ainda usar 70% menos energia

A Samsung está preparando uma nova geração de memórias RAM que pode ser muito mais rápida e com melhor eficiência energética do que o que temos disponível atualmente. O segredo pra isso? Inteligência artificial diretamente na memória. Ao menos é isso que a empresa planeja com sua nova tecnologia chamada HBM-PIM.

O nome vem de uma nova versão para memórias HBM, que já existem há algum tempo e estão em sua segunda geração no mercado, HBM2. HBM é uma sigla para high-bandwith memory, que pode ser traduzido como memória de alta largura de banda. Enquanto isso, o PIM que é adicionado na nova geração é o acrônimo para processing-in-memory, algo como processamento na memória. Ou seja, logo no nome dos novos componentes temos a informação de que acontece um processamento de dados diretamente nas memórias.

Isso é feito através de uma nova engine criada pela Samsung chamada Programmable Compute Unit (PCU), uma unidade de computação programável. Essa engine é capaz de processar dados usando inteligência artificial.

12/02/2021 às 15:32
Notícia

Samsung deve investir US$ 17 bilhões em nova fábrica nos Esta...

Apostar sugerem que nova instalação será voltada para silício de 3nm

Tudo isso é mais uma maneira de avançar na solução de um velho problema do mundo da tecnologia: memórias são mais lentas do que processadores. Isso resulta em latência na comunicação entre esses dois componentes. A ideia da Samsung é que a PCU presente em suas memórias HBM-PIM pode servir como uma intermediária, processando parte dos dados e aumentando a velocidade de resposta das memórias.

O resultado nos primeiros testes da empresa foi um ganho de 100% no desempenho com uma redução de 70% no consumo de energia das memórias. Ou seja, os novos componentes mostraram o dobro da performance gastando apenas um terço da energia.

Como tudo no mundo da tecnologia, as HBM-PIM estão sendo preparadas primeiro para o segmento comercial, e vão aparecer em data center e soluções de alta performance antes de aparecer algum produto para os consumidores finais. E até para isso ainda leva um tempo, porque a Samsung ainda vai passar suas novas memórias por testes de validação, e essa fase deve ser concluída em algum momento do primeiro semestre deste ano, mas sem uma data específica divulgada ainda.

Fonte: Adrenaline
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

CAIXA de SOM portátil da XIAOMI à PROVA D'ÁGUA! [Unboxing]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.