Android 12 está na versão Beta e revela novidades
Créditos: Reprodução/The Verge

Android 12 está na versão Beta e revela novidades

O sistema vai atualizar os formatos multimídia, interface e segurança

Leitura Rápida

  • A Google já está oferecendo a versão beta do Android 12 para os desenvolvedores
  • O sistema pode ser instalado apenas em dispositivos Pixel 3 e posteriores
  • As novidades incluem novos formatos multimídia, para fotos, vídeos e áudio
  • Foram feitas atualização na interface, melhorando o design de notificações e suavizando animações
  • Também há melhorias na entrega de atualizações
  • Por fim, a Google está implementando mudanças nas políticas de segurança

A Google está começando a liberar as primeiras versões Beta do Android 12. A atualização está disponível apenas para dispositivos Pixel, próprios da empresa, voltados para os desenvolvedores. Há mudanças gerais no sistema operacional, principalmente nos formatos multimídia, no processamento de vídeos, fotos e áudio. Além disso, há mudanças na interface e na segurança geral, entre outras novidades.

Para fazer a instalação da atualização é necessário fazer manualmente e ter conhecimento com desenvolvimento de software. É possível baixar o flash apenas em dispositivos Pixel 3 e posteriores. Vale destacar que ainda há meses até o lançamento final. Isso indica que muitas mudanças devem ser feitas até o sistema ser amplamente oferecido para os usuários. 

Link para download Beta Android 12 - desenvolvedor

Formatos multimídia

Para começar, a Google está adaptando o Android para diferentes formatos multimídia. Isso indica que, além dos formatos de áudio, imagem e vídeo tradicionais, novas opções - mais exigentes e com qualidade superior -, serão suportadas. 

Haverá uma nova camada de transcodificação de vídeo HEVC automática. Isso exclui a necessidade de instalação de apps terceiros para fazer o trabalho. Com smartphones oferecendo qualidades de capturas cada vez melhores, se faz necessário que o sistema acompanhe a evolução. 

O suporte para áudio espacial também foi adicionado com o formato MPEG-H, agora presente no sistema. Ele irá otimizar até 24 canais de áudio, facilitando o trabalho dos desenvolvedores para vincular efeitos de ruído. O Android 11 oferece apenas oito canais de áudio.

Continua após a publicidade

O formato das imagens também foi atualizado. Parece que o Android está investindo no AV1 Image File Format (um desdobramento do formato de vídeo AV1) também conhecido como AVIF. O objetivo é substituir o formato JPEG das fotos, conseguindo oferecer uma compactação melhor e mais limpa. Um dos grandes incentivadores do formato é a própria Netflix. 

Segundo os desenvolvedores, o AVIF ainda não será o formato padrão. Isso indica que a Google está planejando fazer a migração, mas que está a iniciando com cautela. Os demais formatos, usados atualmente, ainda estarão disponíveis para os usuários. 

Mudanças na interface

Imagens das mudanças de interface de usuário ainda não foram divulgadas oficialmente pela Google. O motivo é, certamente, por não estar finalizada. Apesar disso, algumas capturas de tela vazaram, dando uma ideia do que esperar. É muito possível que elas sejam alteradas até o lançamento final, mas já dá uma ideia do que esperar. 

A Google descreve que está renovando os designs de notificação, procurando deixar mais moderno. O sistema modificou a gaveta de apps, assim como as transições de tela e animações, que estão mais suaves. Como mencionado, ainda há muito a ser feito. 

Por fim, o Android irá alterar a forma de visualização da tela no Android 12. O dispositivo deve aprender e oferecer diferentes qualidades, dependendo do que o usuário precisa. Segundo a descrição oferecida pela Google, o sistema vai facilitar a navegação “mudando o padrão para permitir que os usuários naveguem em seus telefones com um toque”.

Segurança e atualizações

A Google já anunciou o Project Mainline em 2019. O objetivo era lançar atualizações de segurança para o Android usando a Play Store. O Android 12 está introduzindo o Android Runtime (ART), um subsistema descrito como "fundamental para fazer os aplicativos Android rodarem". 

Continua após a publicidade

Isso faz com que as novidades possam ser enviadas de forma mais eficiente, uma vez que são disponibilizadas diretamente pela Play Store. O resultado direto é a possibilidade de enviar pequenas atualizações diretamente para os usuário. Assim, dispensa a necessidade de esperar as fabricantes enviarem um grande update para seus dispositivos. 

O Android 12 deve ser capaz de enviar pequenas atualizações diretamente para o usuário

 

Nesse parâmetro também entram as atualizações de privacidade e segurança. Apesar de não ser diretamente perceptível pelos usuários, como acontece com a interface, por exemplo, é muito importante para a usabilidade. A promessa é de grandes mudanças, principalmente para os desenvolvedores de apps. 

A Google também promete que “mais recursos de privacidade e segurança [estarão] chegando em versões de pré-lançamento posteriores”. Haverá algumas mudanças no bloqueio de disponibilidade de informações para apps terceiros, evitando a exposição desnecessária de alguns dados sensíveis. 

Disponibilidade

É de costume que a Google revele as novidades do Android em maio, durante a conferência Google I/O. Os primeiros aparelhos a receber as novidades são os Pixel, seguidos dos lançamentos do ano de cada fabricante. Ou seja, até o final de 2021 uma série de dispositivos já devem ter acesso às novidades.

Lembrando que isso é o que geralmente acontece, mas não significa que será cumprido. Tudo depende de como está acontecendo o desenvolvimento do sistema e os planos da empresa. Ainda não há como saber qual a data a Google pretende revelar o Android 12. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge, Neowin
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.