Apple estaria desenvolvendo um processador com 12 núcleos
Créditos: Divulgação Apple

Apple estaria desenvolvendo um processador com 12 núcleos

Rumor aponta que novo chip M1X também pode uma GPU com duas vezes mais núcleos

Ano passado a Apple surpreendeu o mundo da tecnologia com seu primeiro processador próprio, que era baseado na arquitetura ARM. Com o sucesso de críticas e desempenho do seu novo chip, muitos se perguntavam qual seria o próximo passo da empresa e, segundo rumores recentes, ela está se preparando para o lançamento do chip M1X, que traria mais núcleos que o modelo base, além de uma GPU mais potente.

17/02/2021 às 15:47
Notícia

Intel ataca Apple em propagandas comparando PC e Mac

Antes parceiras, empresas estão se tornando rivais no mercado de processadores

Esse novo processador deve ser o que alimentará os novos modelos de série MacBook Pro, que devem ser anunciados no segundo trimestre deste ano. O novo Apple Silicon continuará com uma arquitetura ARM personalizada da Apple, que se mostrou bastante potente no primeiro M1, deixando os concorrentes comendo poeira.

O novo M1X também será fabricado com o processo da Apple de 5 nanômetros, mas com um número maior de núcleos. O novo processador da empresa deve vir com um total de 12 núcleos operando em até 3,2 GHz, um aumento significativo se comparado ao antecessor que era um octa-core.

Veja tudo sobre o processador M1 da Apple.


Arquitetura do processador M1 / Créditos: Divulgação Apple

Outra questão bastante destacada no novo processador da Apple é a GPU integrada, que apresenta um desempenho em aplicativos de produção comparável a placas de vídeo dedicadas. Para o seu novo chip a gigante de Cupertino quer melhorar ainda mais esse desempenho, aumentando de 8 para 16 núcleos de GPU, com um total 256 unidades de execução.

Além dos avanços brutos na CPU e GPU, a empresa deve também aumentar o suporte de capacidade de memória RAM, para até 32GB. Esse aumento também é o dobro do suportado pelo M1, permitindo a construção de dispositivos ainda mais potentes pela empresa.

Continua após a publicidade

Mas essas melhorias fizeram com que o novo processador aumentasse, e muito, o consumo de energia se comparado ao M1 do ano passado. Isso porque, segundo o portal WccFTech, o TDP do M1X pode alcançar até 45W, mais do que o dobro do seu antecessor, que, em momentos de bastante trabalho, consumia só 20W.

07/12/2020 às 15:20
Notícia

Apple está fazendo um processador de alto desempenho com 32 n...

Após o sucesso do novo SoC M1 a Apple está cada vez mais investindo em processadores próprios e aband...

Essas informações vão de encontros com rumores um pouco mais antigos, que sugerem novas variantes de desktop high-end do Apple Silicon. Caso realmente se confirme essas informações, a empresa da Maçã pode estar pensando em uma variante de CPU com 32 núcleos.

Além disso, essas informações informaram sobre placas de vídeos integradas com 16, que bate com o novo M1X. Mas esse pode ser apenas o começo, uma variante com uma CPU de 128 núcleos e GPUs de 64 ou 128 núcleos está sendo desenvolvida. Porém ainda é cedo para saber afirmar que um chip com esse poder todo possa ser lançado, mas é interessante ficar de olho sobre os próximos passos da Apple com seu hardware proprietário. 

Fonte: Adrenaline, WCCFTech
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.