Nvidia cria processadores CMP especialmente para mineração de criptomoedas
Créditos: Nvidia

Nvidia cria processadores CMP especialmente para mineração de criptomoedas

Fabricante quer garantir estoque de suas placas de vídeo tradicionais para jogadores

A Nvidia anunciou nessa semana um novo produto que tem sido pedido há tempos para ajudar a resolver o impacto que os mineradores de criptomoedas causam no mercado: um processador especialmente dedicado a isso. O Crypto Mining Processor (Processador de Mineração Cripto) foi criado pela empresa com a melhor otimização possível para mineração, para que os mineradores prefiram ele às placas de vídeo que a Nvidia normalmente faz e que são destinadas a jogadores.

Os novos CMP vão chegar em quatro modelos 30HX, 40HX, 50HX e 90HX, em ordem crescente de performance. Como esses produtos são completamente feitos para mineração, eles nem contam com suporte a vídeo para processar gráficos. 

A Nvidia não falou ainda de preços, nem deu detalhes sobre em quais arquiteturas os novos processadores se baseiam, mas informou que eles serão distribuídos por várias de suas parcerias que já trabalham com placas de vídeo, como a Asus, a Colorful, EVGA, Gigabyte e etc. Os modelos 30HX e 40HX chegam ainda no primeiro trimestre deste ano, ou seja, até o final do mês que vem. As versões mais poderosas 50HX e 90HX foram previstas para o segundo trimestre.

Dá pra notar uma pressa em lançar os produtos para ajudar a conter o esgotamento constante de placas de vídeo da fabricante. Outra medida tomada pela Nvidia foi a de cortar a capacidade de mineração de suas placas RTX 3060 com um update de driver. Segundo a empresa, a performance de mineração dessas placas, o hash rate, pode cair até pela metade com o novo driver.

16/02/2021 às 12:27
Notícia

Lan house vira fazenda de mineração de criptomoedas e mostra ...

Valor alto das moedas e isolamento por causa do COVID-19 resultam e mudança nos negócios

Não sabemos como a empresa pretende garantir que o novo driver vai parar nas placas, afinal os mineradores podem apenas não atualizar as GPUs e continuar aproveitando o potencial máximo delas. Além disso, as outras placas da linha RTX 3000, como a 3070 e a 3080, estão igualmente sendo esgotadas pela procura de mineradores, e a empresa não falou sobre disponibilizar o novo driver para esses modelos também.

De todo modo, a companhia finalmente tomou uma atitude para que sua promessa de ser uma empresa "para os gamers" não ficasse apenas nas palavras. E, dependendo da performance desses processadores CMP, serão boas notícias para os próprios mineradores também.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Adrenaline Fonte: TechPowerUp
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

FIM do BURN-IN? OLED EVO explicada + Garantia da LG + G1 vs C1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.