O Twitter começou a testar publicamente o envio de mensagens de áudio na rede social. A função está disponível nas DMs (mensagens diretas) e pode ser utilizada em alguns países selecionados, incluindo o Brasil.
Além do nosso país, a função já está disponível também no Japão e na Índia, e só pode ser utilizada em smartphones Android e iOS. A novidade pode não impressionar alguns usuários do nosso país, já que a opção apareceu para um grupo seleto de pessoas durante o ano passado.
A opção de enviar mensagens de voz no Twitter aparece com um símbolo de ondas sonoras na interface de DMs do aplicativo para celular. Ao clicar no botão, o app começa a gravar um arquivo de áudio utilizando o microfone padrão do smartphone.
A gravação pode ter até 140 segundos de duração e possui uma contagem regressiva durante a captura. Diferente do que acontece em plataformas como o WhatsApp, a mensagem não é enviada automaticamente após o usuário parar a gravação.
Assim que o áudio é capturado, o aplicativo permite reproduzir a mensagem gravada e também cancelar o envio. Com isso, o usuário pode fazer uma espécie de controle de qualidade antes de enviar a mensagem de voz.
O envio pode ser feito com o botão em forma de aviãozinho de papel, da mesma forma que as mensagens em texto.
Apesar de já estar funcionando no nosso país, a tendência é que um lançamento global da função ainda demore. Assim como aconteceu com os Fleets, o Twitter possivelmente vai testar a função no Brasil e outros locais por alguns meses antes de liberar a novidade de maneira abrangente.