Android 12 pode vir com um novo modo para usar apenas com uma mão
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Android 12 pode vir com um novo modo para usar apenas com uma mão

Recurso já era introduzido por algumas empresas, agora a Google tornando essa novidade nativa no seu sistema operacional

Os smartphones estão vindo em tamanhos cada vez maiores, mas isso acaba dificultando bastante quem pretende usar os aparelhos com apenas uma mão. Isso fez com que algumas fabricantes tivessem que criar modo especial para usar com uma mão, mas para resolver esse problema em definitivo, a Google pretende implementar esse recurso nativo no Android 12.

16/02/2021 às 12:49
Notícia

Android 12 deve ter novos recursos para jogos, rotação automá...

As especulações também ficam em torno do nome do novo SO, que poderia ser "Snow Cone"

Quem obteve essa informação foi o portal XDA-Developers, que descobriu que a empresa pretende adicionar ao código base do sistema operacional, o Android Open Source Project (AOSP), um novo “Modo de uma mão”. Não se tem noção de como funcionará o sistema nativo, mas ele deve seguir o exemplo dos outros fabricantes, reduzindo a tela do aparelho para um dos lados da tela.

Segundo o site, a implementação que está sendo feita atualmente pela empresa reduzirá em 40% o tamanho da tela exibida no aparelho, sendo um possível indicativo que "a tela" irá para um dos lados. Também funcionará normalmente o modo tradicional de navegação com os 3 botões, além da navegação gestual que foi recentemente implementada ao sistema.

Conheça todos os recursos no Android 11.


Modo de uma mão em dispositivos da Samsung / Créditos: Divulgação Samsung

Esse recurso demorou para ser adicionado ao código do sistema, isso porque diversas fabricantes já criaram suas próprias maneiras de controlar o smartphone apenas com uma mão. Inclusive a Huawei chegou a enviar a sua solução para a própria Google implementar no AOSP, mas que foi recusado pela empresa.

Agora a gigante das pesquisas dará uma alternativa para algumas fabricantes, as poucas que ainda não fizeram uma solução própria, implementarem o recurso para seus modelos. Porém ainda não tem muitas informações sobre planos da empresa para seu recurso “Modo de uma mão”, nem se ela pretende realmente disponibilizar para todos os dispositivos com Android 12.

Continua após a publicidade

13/02/2021 às 19:46
Notícia

Google Fotos está recebendo novos recursos avançados de edição

Empresa está continuando sua saga em fortalecer seu próprio editor, agora trazendo um modo avançado d...

Não se sabe ainda todos os recursos presentes nessa novidade, mas fica a dúvida do porque a Google está trabalhando em um recurso que quase todas as fabricantes já criaram soluções. Mas o motivo pode ser algumas incompatibilidades nas soluções apresentadas até então.

Isso porque, assim como apresentado pelas screenshots com rolagem, algumas soluções das fabricantes parceiras da empresa podem apresentar problemas em aplicativos de terceiros, onde essas screenshots não funcionam direito. Com isso, a Google pode está fazendo uma versão definitiva do “Modo de uma mão”, arrumando todos os elementos da UI do sistema e melhorando o desempenho em aplicativos de terceiros.

Fonte: XDA-Developers
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DEU RUIM!!! Drone DJI AIR 2S bateu e quebrou durante testes do ActiveTrack + APAS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.