Lan house vira fazenda de mineração de criptomoedas e mostra nova tendência no Vietnã
Créditos: Payments Journal

Lan house vira fazenda de mineração de criptomoedas e mostra nova tendência no Vietnã

Valor alto das moedas e isolamento por causa do COVID-19 resultam e mudança nos negócios

As lan houses se tornaram praticamente extintas no Brasil depois da popularização da internet de banda larga, mas ainda são uma realidade bem popular em alguns países da Ásia, como o Vietnã, onde são mais conhecidas como "internet cafe". Mas um "internet cafe" vietnamita em especial mostra uma nova tendência para se adaptar ao isolamento social causado pelo COVID-19 e, ao mesmo tempo, aproveitar a alta dos valores das criptomoedas: se tornar uma fazenda de mineração.

Aproveitando seu grande número de computadores montados e espaço, a Star Computer montou um sistema de mineração e fechou as portas para o público em geral. A lan house é também uma loja de componentes de computador, o que garantiu acesso a mais GPUs como a RTX 3080 para poder realmente alavancar as operações de mineração. As placa mineram com suas luzes RGB ligadas ainda por cima, para uma experiência mais multicolorida.

A lan house divulgou sua mudança na sua conta oficial do Facebook, dizendo: "mudando a estação de negócios. Os lucros são maiores do que os negócios de internet, quem quiser tentar, entre em contato comigo de graça". - A declaração foi traduzida do vietnamita para o inglês pela conta I_Leak_VN no Twitter.


(Foto de Star Computer)

De fato, em tempos de isolamento social, não há muito que o dono de uma lan house possa fazer para "sobreviver", então faz sentido adaptar seus negócios para um modelo que seja financeiramente sustentável. Mineradores, no entanto, não tem estado muito populares para entusiastas de informática e jogadores de PC, no geral, por causa da escassez de componentes que tem sido potencializada pela ação de minerar criptomoedas.

Quanto mais placas de vídeo você coloca pra minerar, melhores os lucros obtidos, o que resulta em fazendas de mineração como essas que a lan house virou. As RTX 3080 que a loja decidiu não vender para usar para minerar são justamente um dos modelos que mais estão em falta no mercado, resultando não apenas na dificuldade em consegui-las, mas também uma alta exponencial em seus preços.

Fonte: VideoCardz
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.