Microsoft, Google e Qualcomm se unem contra aquisição da ARM pela NVidia
Créditos: InfoTech News / Reprodução

Microsoft, Google e Qualcomm se unem contra aquisição da ARM pela NVidia

Empresas se preocupam com concentração de poder nas mãos da rival

A aquisição da ARM pela Nvidia tem preocupado outras grandes empresas de tecnologia, além da Qualcomm. Google e Microsoft aparentemente também estão dispostas a intervir na negociação, focadas na forma com a qual a companhia de Jensen Huang lidará com o modelo de licenciamento de chips da ARM.

13/09/2020 às 22:46
Notícia

OFICIAL: Nvidia compra ARM por US$ 40 bilhões e irá liderar n...

Tecnologia de IA da Nvidia vai potencializar a tecnologia móvel já existente da ARM

De acordo com reportagem da agência Bloomberg, fontes anônimas familiarizadas com o processo afirmam que pelo menos uma das empresas quer o cancelamento do acordo, que custou US$ 40 bilhões.

A apreensão das gigantes da tecnologia tem relação com a possível grande concentração de poder nas mãos da NVidia. A aquisição daria à empresa controle total sobre o fornecedor de chips de companhias como Apple, Intel, Samsung, Amazon e Huawei, incluindo suas licenças e tecnologias. Em uma situação hipotética, a NVidia poderia, por exemplo, impedir o acesso de outros fabricantes de chips à propriedade intelectual da ARM.

A companhia, no entanto, nega essa possibilidade. Ao Financial Times, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que a empresa manterá o modelo atual de licenciamento aberto da ARM. “Não temos intenção de ‘estrangular’ ou ‘negar’ o fornecimento da ARM a qualquer cliente”, declarou.

15/09/2020 às 14:06
Notícia

NVIDIA pode lançar processadores ARM para competir com Intel ...

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, não descarta esta possibilidade

O negócio está atualmente sendo analisado por órgãos antitruste nos Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia e China. De acordo com a CNBC, a investigação da Federal Trade Commission (FTC), nos EUA, passou para uma "segunda fase", na qual a autoridade regulatória pediu mais detalhes às empresas envolvidas no acordo. Além disso, a FTC também entrará em contato com outras companhias que serão afetadas pelo negócio para ajudá-la a tomar uma decisão.

Continua após a publicidade

É possível que os órgãos reguladores ouçam muitas objeções de outros players da indústria, preocupados com a possibilidade de a fusão impactar nos acordos de licenciamento aberto com a ARM.

Procurada pela CNBC, a NVidia afirmou que está confiante com relação à análise feita pelos órgãos antitruste. 

A investigação, cabe registrar, é bastante longa e complexa. Em função disso, o processo passará por diversas etapas até sua conclusão. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: CNBC, Bloomberg
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.