VLC 4.0 será lançado neste ano com interface redesenhada e player baseado na web
Créditos: VideoLAN - FOSDEM/Reprodução

VLC 4.0 será lançado neste ano com interface redesenhada e player baseado na web

Lançado há 20 anos, popular reprodutor de vídeos já foi baixado mais de 3,5 milhões de vezes

O player de vídeos gratuito e de código aberto, VLC, será atualizado para a versão 4.0 ainda neste ano. Essa atualização vai trazer uma interface completamente nova e terá um foco maior em vídeos reproduzidos da internet.

12/02/2021 às 14:26
Notícia

Mastercard aceitará operações em criptomoeda ainda em 2021

Não há garantia de que a iniciativa contemplará o Bitcoin

De acordo com os desenvolvedores, o trabalho no update está quase concluído, e a versão estável deverá ser lançada nos próximos meses. Um dos maiores novos recursos se chama "Moviepedia Project". Ele vai servir como uma alternativa ao IMDb, com um modelo de contribuição de usuários no estilo da Wikipédia.

Um dos principais focos do VLC 4.0 será a reprodução de vídeos da internet, com o uso de extensões para encontrar conteúdo produzido por terceiros. A equipe responsável pelo programa também está trabalhando numa versão do VLC que vai funcionar diretamente de dentro do navegador.

Uma primeira visão da nova interface do VLC foi apresentada em fevereiro de 2019, na conferência FOSDEM. Capturas de tela divulgadas naquela época mostram que o player deverá abandonar o seu design em cinza-claro e adotar uma linguagem visual mais transparente – e com ampla utilização de ícones modernos.


Fonte: VideoLAN - FOSDEM/Reprodução

Mesmo assim, é importante notar que os usuários poderão continuar usando a linha de comando, algo que a apresentação fez questão de deixar bem claro. Muitos dos fãs do VLC possuem amplo conhecimento técnico, e usam isso para fazer customizações avançadas na experiência.


Fonte: VideoLAN - FOSDEM/Reprodução

Continua após a publicidade

O presidente da fundação VideoLAN, Jean-Baptiste Kempf, revelou que está trabalhando num serviço de vídeos que seja suportado por propagandas. Seria algo similar ao que o Plex fez em 2019, e serviria como uma maneira de apoiar financeiramente o projeto do VLC.


Fonte: VideoLAN - FOSDEM/Reprodução

O VLC completou 20 anos de idade neste mês – isso mesmo, o software foi lançado no dia 1º de fevereiro de 2001. Ele continua recebendo atualizações com uma certa frequência, e se mantém como um dos reprodutores de vídeo mais populares do mundo.

Desde o seu lançamento, mais de 3,5 milhões de pessoas já baixaram o software. O programa está disponível para uma série de plataformas, incluindo Windows 10, macOS, Linux, Android, iOS, Tizen e até Xbox One.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge, VLC Fonte: Protocol
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.