Qualcomm se manifesta contra aquisição da ARM pela Nvidia, segundo rumores
Créditos: TopDroid (modificada)

Qualcomm se manifesta contra aquisição da ARM pela Nvidia, segundo rumores

Empresa teria falado com órgãos regulatórios ao redor do mundo para parar a compra

Em setembro do ano passado, a Nvidia finalizou suas negociações com a SoftBank para a compra da ARM, uma das maiores empresas do mundo na fabricação de componentes de processadores. O acordo custou US$ 40 bilhões e agora a Qualcomm está lutando para barrar a finalização do processo, segundo informações não oficiais.

A CNBC reporta que a Qualcomm está falando com órgãos regulatórios de economia e mercado ao redor do mundo para se manifestar contra essa aquisição. A empresa já teria enviado cartas à Federal Trade Comission (dos EUA), à European Comission (da União Europeia), à Competition and Markets Authority do Reino Unido e para a Administração de Estado para Regulação de Mercado da China. Em todas a fabricante do Snapdragon se posiciona contra a aquisição da ARM pela Nvidia.

O motivo para a objeção da Qualcomm seria uma preocupação de que a Nvidia pode barrar outras companhias de tecnologia de usarem importantes tecnologias que são licenciadas pela ARM em seus próprios componentes. Os núcleos Kryo no Snapdragon 888, por exemplo, são baseados em ARM-Cortex. O entendimento da Qualcomm é que o caríssimo acordo de aquisição da ARM só será lucrativo para a Nvidia se a empresa explorar de maneira agressiva as tecnologias atualmente usadas por tantas outras empresas do segmento de componentes de hardware.

Pode parecer estranho que a objeção da Qualcomm esteja sendo reportada tantos meses depois que a Nvidia anunciou a aquisição da ARM, mas o processo é realmente demorado e passar por órgão regulatórios no mundo todo. Não apenas isso, mas analistas de mercado e tecnologia disseram à CNBC que existe realmente uma chance desse acordo acabar sendo barrado.

13/09/2020 às 22:46
Notícia

OFICIAL: Nvidia compra ARM por US$ 40 bilhões e irá liderar n...

Tecnologia de IA da Nvidia vai potencializar a tecnologia móvel já existente da ARM

O entendimento deles é que a ARM, como existe atualmente, é uma empresa que ajuda a competição do mercado. Seu modelo de negócios é a de estar no maior número de componentes possível, permitindo que cada empresa crie o seu. Em retorno, essa presença tão difundida ajuda a ARM a recolher dados para criar componentes cada vez melhores. A Nvidia em si é uma fabricante de processadores de gráficos e tem interesse em se sair melhor que seus competidores. Órgãos regulatórios oficiais podem acabar parando o processo de aquisição com base nessa preocupação.

A FTC teria pedido novos documentos e mais informações para tomar sua decisão, o que garante ainda mais meses de escrutínio antes de termos algum veredicto sobre a finalização da compra.

Fonte: CNBC
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.